Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Pedro Tourinho: “Os conselhos são uma proposta de aprofundamento e de consolidação de uma modalidade de democracia que é participativa”

Pedro Tourinho: “Os conselhos são uma proposta de aprofundamento e de consolidação de uma modalidade de democracia que é participativa”

As mesas temáticas da IX Conferência Municipal de Saúde foram abertas com o debate “Os Desafios da Construção de Conselhos Fortes e Democráticos – Os desafios da organização de Conferências que determinem as Políticas de Saúde”, a mesa “Controle Social da Saúde”, contou com a presença de Pedro Tourinho e Jurema Werneck, Conselheiros Nacionais de Saúde.

Jurema teve entrevista publicada na “Edição Dezesseis” da “Carta da Saúde” (CLIQUE AQUI E CONFIRA). A Carta entrevistou Pedro Tourinho, médico, que milita no SUS Campinas, logo após o término da mesa.

Carta da Saúde – Porque você diz que o Conselho Municipal de Saúde não pode ser uma Câmara dos Vereadores da Saúde?

Pedro Tourinho de Siqueira: É que a relação entre os Conselhos e a sociedade, ocorre em um âmbito diferente daquele em que a Câmara dos Vereadores se dá com a Sociedade. A Câmara dos Vereadores é uma instância fundamentalmente de democracia representativa e os conselhos são uma proposta de aprofundamento e de consolidação de uma modalidade de democracia que é participativa. É de participação direta da sociedade. Então os Conselhos têm uma tarefa de dupla via. É uma tarefa de agirem como espaços para localização das demandas da sociedade e ao mesmo tempo para agirem como mobilizadores e como construtores de uma nova lógica de ação democrática que é uma ação democrática direta, uma ação democrática participativa direta. Neste sentido que eu coloco que, não necessariamente têm que ser uma Câmara dos Vereadores porque o impacto que o Conselho produz na sociedade não se dá  na forma de um ato de lei. Ele se dá num ato de transformação das consciências políticas.

Carta – É uma relação mais dinâmica?

Pedro Tourinho: Infinitamente mais dinâmica, mais flexível, e com maior capacidade de reverberar as demandas da sociedade no momento em que elas acontecem, porque são espaços compostos por pessoas com uma representação direta dos movimentos sociais.

Carta – Você acompanhou todo o processo que gerou esse encontro aqui hoje, a mobilização que ocorreu com as plenárias. Você já tem avaliação deste momento?

Pedro Tourinho: As Plenárias conseguiram, sim, mobilizar. O mais importante na minha opinião nem foram as Plenárias, mas enfim, o movimento que vem se construindo, a luta contra a privatização, e todo o movimento que o Conselho Municipal de Saúde vem capitaneando pela gestão pública, contra as organizações sociais, contra a gestão por OSs do Hospital Ouro Verde. Em relação a esse processo não tenho dúvidas, o Controle Social em Campinas está  crescendo. É um processo de fortalecimento e essa Conferência, a gente espera, que venha se caracterizar num momento de clímax, de efetivação de uma série de demandas.

Dê a sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

Single Post Navigation

One thought on “Pedro Tourinho: “Os conselhos são uma proposta de aprofundamento e de consolidação de uma modalidade de democracia que é participativa”

  1. Pingback: Editorial « Carta da Saúde

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: