Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

IX Conferência Municipal de Saúde

Kátia: “Hoje o trabalhador percebe que não é uma máquina, onde se aperta um botão e ele executa o trabalho sem sequer pensar nele”

A reportagem da carta esteve na Pré Conferência Distrital Norte, no dia 5 de maio. Estiveram  presentes 46 trabalhadores, mais de quarenta usuários, além de 25 gestores e convidados.

Os participantes foram recebidos por representantes dos três segmentos, a usuária Cristina Rodrigues da Silva, a trabalhadora Tatiana de Pádua Baierle e o coordenador do Distrito Norte, Fábio Luiz Alves. O tema proposto foi “Os Desafios do SUS Campinas Hoje”. Os grupos discutiram os temas que estão em pauta desde as “Plenárias Preparatórias Rumo a IX Conferência Municipal de Saúde”:  Organização da Rede de Assistência à Saúde, Modelos de Gestão e Financiamento do SUS, Vigilância à Saúde, Controle Social, Gestão do Trabalho em Saúde e Relações do Trabalho. A pré conferência contou ainda com a participação do Roberto Marden, coordenador da Atenção Básica e do Adilson Campos, diretor do Departamento de Saúde.

A plenária para a socialização das discussões e debates ficou sob a coordenação de Fábio Luiz Alves, com tema “O papel dos delegados na Conferência Municipal de Saúde“. Para concluir os trabalhos os participantes da Pré Conferência elegeram os delegados para a Conferência Municipal de Saúde. No total 16 usuários titulares e 8 suplentes e entre os trabalhadores, 6 titulares e 5 suplentes.

A Carta  entrevistou a trabalhadora e militante do SUS Campinas, Kátia Marins, auxiliar de enfermagem do Centro de Saúde Boa Vista. Nesta breve entrevista ela fala do papel do delegado diante da coletividade e do seu trabalho na Conferência que, embora considere exaustivo, reconhece que é fundamental. “Temos que envolver estes profissionais, pois deles depende o sucesso do SUS. Hoje o trabalhador percebe que não é uma máquina, onde se aperta um botão e ele executa o trabalho sem sequer pensar nele”. Confira a entrevista:

Carta da Saúde – Kátia, qual é a importância de um@ delegad@ na Conferência Municipal de Saúde?

Kátia Marins: Sua importância consiste em representar a coletividade social na discussão e construção de políticas públicas do Sistema Único de Saúde.

Carta – Dele depende as decisões para uma coletividade…

Kátia: Com certeza, pois é o representante escolhido democraticamente por um coletivo o qual ele representa.

Carta –  A presença d@ delegad@ define a participação ou não daquele segmento social   numa instância que é o grau mais alto de decisões no SUS Campinas?

Kátia: Não só define, como deve estar consciente da importância de seu papel como delegad@ que participou da Pré Conferência de sua região, onde,  através das discussões temáticas das quais participou, terá condições de tomar decisões importantes em beneficio do segmento social  que representa.

Carta – Você não acha importante que haja o entendimento que isso, participação na Conferência, é trabalho?

Kátia: Sim um trabalho exaustivo, mas compensador. Sua participação é gratuita e voluntária e seu retorno concentra-se em buscar melhorias no campo da saúde e inclusão social de todos os indivíduos.

Carta – O segmento dos trabalhadores da saúde, que são nosso principal recorte, foi o que teve maior número de pessoas inscritas aqui na Norte, como é que você está avaliando a participação nesta Conferência?

Kátia: Sua participação é fundamental. Temos que envolver estes profissionais, pois deles depende o sucesso do SUS. Hoje o trabalhador percebe que não é uma máquina, onde se aperta um botão e ele executa o trabalho sem sequer pensar nele. Ele pensa no que irá fazer e para que irá executar tal trabalho e até propõe em seu dia a dia melhores formas para sua realização. Este trabalhador não se recusa a cumprir sua tarefa, mas quer realizá-la com qualidade e eficiência. O grande número de trabalhadores na Pré-Cconferência demonstra seu comprometimento social com o Sistema Único de Saúde e seu desejo de mudança.

ATENÇÃO: A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPINAS TERÁ CONTINUAÇÃO DE SEUS TRABALHOS NO PRÓXIMO DIA 11 DE JUNHO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

. Para saber mais sobre a IX Conferência Municipal de Saúde de Campinas CLIQUE AQUI

. Para saber mais sobre a VI Conferência Estadual de Saúde de SP CLIQUE AQUI

. Para saber mais sobre a XVI Conferência Nacional de Saúde CLIQUE AQUI

CONFIRA TAMBÉM: Blog Coletivo do Distrito Norte Campinas http://movimentodistritonorte.blogspot.com/

Single Post Navigation

2 thoughts on “IX Conferência Municipal de Saúde

  1. Fábio BH on said:

    Olá, pessoal e seguidores da CARTA. Quero saudar com satisfação a presença importante e em maior número do segmento de trabalhadores na Pré do Distrito Norte. Estiverem presentes em quantidade e principalmente qualidade. Não tenho dúvida de que a Kátia representa esta importância.
    Parabéns Kátia …
    Saudações e até a VITÓRIA!!!

  2. Fábio BH on said:

    Parabéns a CARTA pela entrevista

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: