Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Editorial

A comunicação pode ser entendida sob um duplo sentido. O primeiro, a partir da origem da palavra, oriunda do latim comunicare, quer dizer comunhão, estar com, partilhar de alguma coisa. O segundo, embora também seja derivado desta mesma raiz etimológica, é entendido na perspectiva de dar conhecimento às pessoas de alguma coisa, informar”. Valdir de Castro Oliveira CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS …

A “Carta” dedica este número às mulheres que constroem e sustentam com sua inteligência, afeto, profissionalismo, conhecimento, desejo, sensibilidade, hormônios, energia e cuidados o SUS. Abre este editorial com um vídeo homenagem a estas bravas mulheres comemorando o 8 de Março. Conosco uma entrevistada muito especial, Verônica Alencar, que faz um balanço sobre as conquistas das mulheres em relação às políticas públicas no Brasil, o que temos para festejar e o que temos ainda a lamentar. Também nos informa sobre o Iluminar, projeto pioneiro, em que esteve à frente em sua implantação e implementação aqui em Campinas e hoje nos conta que o mesmo, tornou-se uma “Política Pública de Cuidado às Vítimas de Violência Sexual, faz parte do ‘Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção de Cultura de Paz de Campinas’ e está dentro do Plano Nacional de Prevenção aos Acidentes e Violências do Ministério da Saúde”.

Dança cigana – Karla Jacobina (“YouTube”)

Entrevistamos também duas mulheres ciganas, Sandra e Vanda. Sandra, durante um encontro organizado pelo CS. Eulina e Vanda, durante os trabalhos da V Plenária Rumo a IX Conferência Municipal de Saúde.  Vieram pedir um “atendimento sensível às ciganas”, justificado pelo seu modo de vida nômade. O que mais chamou a atenção foi o fato terem aberto as portas de sua casa para este momento. Que beleza de oportunidade para estes profissionais estabelecerem trocas culturais, conhecerem melhor o modo de vida cigano, quem sabe propiciar oportunidades de aproximação com os outros usuários da unidade, colaborando para diminuir o estranhamento abordado na fala da Sandra “no postinho, às vezes, as pessoas não entendem muito nosso jeito de ser”  abrindo espaço para o que hoje se convencionou chamar de multiculturalismo.

No texto sobre comunicação postado nesta edição, o autor, Valdir de Castro Oliveira chama a atenção que, para “sabermos o que pode fazer ou não sentido para uma comunidade e avaliar sua capacidade de entendimento diante dos conteúdos da ação social, devemos aguçar a nossa sensibilidade para escutá-la e auscultá-la (. ..). Nós temos que auscultá-la, pois os sons que emitem, por meio de várias formas de linguagem: o corpo, a forma de vestir, a ação coletiva, os silêncios, o domínio da fala, os termos utilizados, a compreensão e atitude diante dos acontecimentos, etc., referem-se a variáveis culturais complexas, que sempre estão-nos dizendo alguma coisa. Por exemplo, por meio das festas, mutirões, conversas formais e informais, rituais religiosos, ritos de passagem, podemos perceber uma espécie de gramática sobre as experiências de vida acumuladas e maneiras de resolver problemas, inclusive os de saúde, antes da chegada da equipe. E temos de levar isso em conta, se queremos produzir uma comunicação mais horizontalizada e respeitadora dos valores comunitários”. Confira o texto na sessão “Artigo”.

Este número está recheado de boas entrevistas e informações que vão mantê-l@s atualizad@s em relação às produções, agendas e documentos que estão circulando por nossa Rede.

Um abraço a todos (AS) e boa leitura!

INDICE

CS Eulina e a Comunidade Cigana

Iluminar Campinas

Controle da tuberculose

Centro de Convivência Bem Viver

Departamento Administrativo e o andamento das obras

CS Centro e Saúde da Mulher

Intersetorial: Abalô Norô

Porta Aberta VISA

Conselho Municipal de Saúde

Documento

Espaço para Reflexão sobre o Trabalho

Artigo

Agenda do SUS Campinas

Núcleo de Comunicação do SUS Campinas:

Adriane Pianowski

Bete Zuza

Cecília Veiga

Eli Fernandes

Fernanda Borges

Marcos Botelho

Dê sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: