Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Rodas

Terapia Comunitária: O desafio de implantar está sendo vencido.

Nesta entrevista Carlos Abrahão, médico da Rede SUS Campinas destaca a ascenção de uma atividade cada vez mais crescente nos Serviços. Atenção Básica, Caps, Centros de Convivência e outras unidades trabalham a Terapia Comunitária que desenvolve-se a partir das Rodas de Conversa e, claro, muitos outros itens importantes que ele conta nesta edição da “Carta da Saúde”.

Carta da Saúde – Na sua avaliação, como está o desenvolvimento da Terapia Comunitária (TC) na Rede SUS Campinas?

Carlos Abrahão: O desafio de implantar e manter rodas de TC no SUS em Campinas parece estar sendo vencido. Não é nada fácil porque a TC é uma tecnologia nova e tudo que é novo, e principalmente no caso dela – complementar/integrativa – encontra, ao lado do entusiasmo, fortes resistências na ordem médico-psicológica tradicional.  Nesses últimos vinte anos, desde que ela foi criada por Adalberto Barreto a partir da Universidade Federal do Ceará, ela vem se expandindo, mas em algumas localidades ocorre o fenômeno de um entusiasmo inicial e a seguir o seu desaparecimento. Aqui em Campinas, desde quando seu criador aqui esteve em 2006 para apresentá-la, formou-se um grupo de servidores que, além de se manterem firmes na metodologia, formaram-se terapeutas comunitários e estão ajudando a consolidá-la e expandi-la no território.

Carta – Quais as unidades que mantém a Terapia Comunitária, Centros de Saúde, Caps? E nos hospitais é possível desenvolver a TC?

Abrahão: Praticamente é possível fazer uma roda de TC em qualquer lugar, numa sala de espera de um hospital, numa praça pública em baixo de uma árvore… basta ter os terapeutas comunitários capacitados e um grupo de interessados. Na nossa Rede estamos oferecendo nas unidades básicas e/ou em algum equipamento do seu território. A relação de unidades que a ofertam, bem como mais sobre a TC no SUS Campinas, encontra-se disponível no nosso Portal na Internet (em http://www.campinas.sp.gov.br/saude, que acessa o portal, a seguir clicar nos botões à esquerda em atenção à Saúde e abaixo em Programas e Projetos, quando logo à direita aparece a TC).

Carta – Quais as expectativas para este ano?

Abrahão: Um balanço de dezembro de 2010 da TC no SUS Campinas, bem como as expectativas planejadas para 2011 estão disponível na página de acesso à TC em nosso portal, em “Apresentações” Terapia Comunitária e SUS Campinas – 2010, ou diretamente em <http://2009.campinas.sp.gov.br/saude/programas/terapia_comunitaria/Terapia%20Comunitaria%20e%20SUS%20Campinas%202010.pdf&gt;.

Carta – Como foi esta primeira intervisão do ano?

Abrahão: A primeira intervisão do ano (denominação dada à “supervisão” da TC) foi uma roda entre nós. Tivemos cerca de 25 participantes; é muito interessante vivenciarmos a aplicação de um instrumento terapêutico potente por nós, para nós mesmos. Encontramos ali como cuidadores, na lide de cuidar da dor e do sofrimento, e de relacionarmo-nos com nossos pares, porque também adoecemos, necessitando de muito alento e cuidado para nós mesmos! E a TC pode oferecer isso também para nós. Nessa medida, convidamos todos os servidores que puderem e desejarem, para participar de nossas rodas mensais, sempre às primeiras quintas-feiras do mês, às 13:30 horas, na CRAS Sul (em frente ao Distrito de Saúde Sul).

Opine: comunica.smscampinas@gmail.com

Single Post Navigation

2 thoughts on “Rodas

  1. Sensacional!
    Como é Gostoso ver que a saúde em Campinas, tem evoluído, e sai da consulta médico centrada, e evolui para práticas mais abrangentes, que faz um diagnóstico e um tratamento biopsicossocial, e promove a cidadania, e traz de volta a autonomia às pessoas, e principalmente às famílias e comunidades!!!
    Parabéns a todos os Terapeutas!

  2. Olha, estou nessa estória desde 2006 aqui em Campinas e já temos colhido muitos frutos… Os grandes beneficiários dessa forma de atender são usuários dos serviços, mas também trabalhadores da saúde. Parabéns, Campinas, por mais essa ousadia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: