Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Humanização

Queremos Ouvir Você: A urna oferece uma oportunidade ao usuário de se posicionar como um ator social.

A Rede SUS Campinas recebeu as urnas, cartazes e os formulários, materiais do projeto “Queremos Ouvir Você” da Política de Humanização do SUS. Desde o lançamento das urnas, em dezembro, o material é pauta de constantes discussões da Equipe SUS. A “Carta” entrevistou Pedro Humberto, secretário-adjunto de Saúde para explicar este trabalho.

O conteúdo, disse Pedro, deverá ser utilizado pela Equipe Local: “O próprio Nível Central da Secretaria Municipal de Saúde, aqui no Paço Municipal, tem uma urna na ante-sala do secretário”. Confira na sequencia a íntegra desta entrevista:

Carta da Saúde – Qual o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas com o projeto das urnas, “Queremos Ouvir Você” ?

Pedro Humberto Scavarielo: O projeto das urnas, Queremos Ouvir Você – Humaniza SUS, iniciou com o Grupo de Trabalho (GT) de Humanização da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, a pedido do secretário José Francisco Kerr Saraiva.  A  Secretaria tem como objetivo oferecer um instrumento de fácil acesso, a todos que frequentam e utilizam os serviços de saúde do SUS Campinas, para obter observações, sugestões e criticas no próprio local. Este trabalho contou com a participação de usuários, desde as discussões iniciais,o que foi de extrema importância no desenvolvimento do instrumento. As urnas e os formulários se tornaram objetivos e simples, o que tornará o trabalho de análise do conteúdo das urnas mais fácil. Cabe ressaltar que, devido à extrema proximidade entre o serviço e o conteúdo, o material oferece àqueles que procederem a leitura e a análise, o poder de interferir de forma rápida e ágil em questões de fácil resolução e de autonomia do próprio local, dando a certeza para quem fez a observação, de estar interferindo no processo de trabalho como ator social. Esta é, de fato, mais uma forma concreta de participação social.

Carta – Este material está sendo enviado para quais Serviços?

Pedro: As urnas e os materiais de propaganda das mesmas, foram enviados para todos os serviços do SUS Campinas , não só nos Centros de Saúde, mas também nos Hospitais, Caps, Centros de Convivência, Serviços de Referência e de Área Meio. O próprio Nível Central da Secretaria Municipal de Saúde, aqui no Paço Municipal, tem uma urna na ante-sala do secretário. Gostaria de enfatizar que o conteúdo dos formulários está aberto às modificações ou reformulações que forem necessárias, para melhor adaptação à natureza de alguns serviços, ou se a análise do material, após esta primeira rodada de utilização, assim o requerer. Todos os usuários do SUS Campinas podem participar.

Carta – Qual encaminhamento será dado ao conteúdo das urnas?

Pedro: A Participação Social é prevista na Constituição através dos Conselhos Locais , Distritais e o próprio Conselho Municipal de Saúde, sendo também  possível a participação pelo Serviço 156 da Prefeitura, o 160 -Disque Saúde, além da Ouvidoria. O material depositado nas urnas deverá ser analisado pelas equipes locais , nos seus colegiados gestores e conselhos locais, de forma a garantir aos que utilizarem esse instrumento, que suas demandas sejam realmente observadas e respondidas o mais rápido possível, com a certeza da participação na melhoria dos serviços através de intervenções direcionadas ao próprio local.

Dê a sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

 

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: