Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Vila Ipê

Vila Ipê: Projeto de Saúde Bucal  muda a rotina e conquista a comunidade

O Centro de Saúde da Vila Ipê desenvolve um projeto de saúde bucal com a população de sua área de cobertura, em parceria com as escolas públicas de sua região, contando com o patrocínio do comércio local que, segundo Celina Lopes, técnica de saúde bucal, “ tem conquistado a comunidade e mudou a rotina do Serviço”. A “Carta da Saúde” esteve lá para conhecer e divulgar a iniciativa, acompanhe:

Carta da Saúde – Celina, você pode nos explicar o projeto Multiplicadores de Sorrisos?

Celina Lopes: O Projeto Multiplicadores de Sorrisos, iniciou em 2004 com adolescentes da Escola Estadual Procópio Ferreira, numa parceira da Saúde com a Educação, é realizado durante a Semana dos Bons Dentes, última semana de outubro. O planejamento é realizado em conjunto, o coordenador pedagógico indica 10 alunos, entre eles, alunos premiados por participar do projeto e outros com objetivo de promover um “resgate”, melhorar as relações, o comportamento e o compromisso com a escola.

Com o objetivo também de desenvolver uma atividade com a terceira idade, o projeto Multiplicadores de Sorrisos foi adaptado, com metodologia especifica para esta população. A atividade é realizada com integrantes encaminhados pela área do adulto, segundo perfil e disponibilidade e são entrevistados pela pessoa responsável pelo projeto. A capacitação inicia com um número de 10 idosos. Minha experiência é que este número sempre diminui ao longo do processo de capacitação.

O planejamento do projeto tem inicio sempre no segundo semestre, com um cronograma de 5 encontros distintos, quinzenais, com adolescente e terceira idade.  Todos os encontros com os adolescentes são realizados na escola e  com a terceira idade, na unidade. Sempre com o cuidado de não comprometer as disciplinas e no caso da terceira idade, com o cuidado em não alterar muito sua rotina. Os encontros são sempre iniciados com dinâmicas interativas específicas a cada grupo com objetivo de integrar e preparar para a atividade.

No primeiro encontro é feita a explanação do projeto, verificado o interesse do grupo e discutido o compromisso dos envolvidos. No segundo encontro são apresentadas as dentições, função e importância. No terceiro encontro abordamos as doenças comuns na boca, gengivite, doença periodontal, cárie. No quarto encontro, preferencialmente na unidade de saúde, abordamos prevenção, teoria e prática com a realização das técnicas de Higiene Bucal, escovação supervisionada, técnica de fio dental, higiene da língua e cuidados com as próteses, no grupo de idosos é realizado o exame preventivo de câncer bucal. No quinto encontro discutimos a operacionalização do projeto, com escalas e metodologia de abordagem que será realizada durante a semana dentro da unidade. A capacitação é feita com material montado em forma de slides com diferentes tópicos, macro modelos , fotos, cartazes etc.

A atividade é realizada no mês de outubro, quando se comemora a “Semana do idoso e  “Semana dos Bons Dentes”, no C.S Vila Ipê com mesa montada, macro modelos, modelos em gesso com evolução da doença periodontal e cárie, dentes naturais extraídos, escova de dente, fio dental, cuidados com prótese, cartazes, exposição de fotos com atividades com os escolares. O grupo de alunos com escala por período, abordam o usuário na questão do auto cuidado em Saude Bucal. Durante a atividade é realizado um cronograma de visitas de escolares,  alunos e professores do Procópio Ferreira que gentilmente prestigiam os alunos e os idosos, coordenadores de Saúde Bucal, usuários do Centro de Saúde etc.

A semana é encerrada com uma festa de confraternização entre os funcionários do Centro de Saúde, idosos e alunos do projeto onde recebem um kit de higiene bucal e certificado de participação. A semana é sempre inesquecível, é a oportunidade de conhecermos pessoas que estão tão próximas e que, no dia a dia, não temos muita oportunidade de nos falar. A relação com os alunos é a troca mais rica vivenciada, a experiência com os idosos é uma troca constante do senso comum, através dos emocionantes relatos.

Carta – O que motivou o Centro de Saúde Vila Ipê a desenvolvê-lo?

Celina: Este projeto foi proposto pelo Técnico em Saúde Bucal, como proposta de atrair mais adolescentes e envolver ações em parceria com a Educação. Durante a realização do planejamento anual da Equipe de Saúde Bucal, identificamos que nossos adolescentes tinham pouco acesso a Saúde Bucal, ampliamos as ações com os escolares, realizando o exame de classificação de risco para os adolescentes, foi apresentado o projeto à direção da Escola Procópio Ferreira, que tem localização privilegiada, facilitando as ações, hoje o projeto esta cadastrado na delegacia de ensino.

Carta – Qual a sensação que você tem ao ver os jovens e os idosos espalhando para a comunidade o aprendizado preventivo em Saúde Bucal?

Celina: É muito compensador, e é realmente um trabalho de multiplicador, pois, eles trazem demandas dos familiares, parentes, vizinhos, com relatos de suspeitas de patologias que aprenderam durante a capacitação, criam um vínculo com a unidade de saúde e um novo olhar para o papel da unidade de saúde. A demanda que o grupo gera para a Saúde Bucal é facilmente resolvida, pois a eles é apresentado durante a capacitação como é o funcionamento da Unidade e sabem como funciona o serviço e forma de acolhimento tanto para o tratamento programático como para as urgências. Especialmente entre os adolescentes, temos relatos da direção da escola que os multiplicadores mudam suas posturas na escola, sentem-se diferenciados, é um importante trabalho de cidadania. Com os adolescentes é como se ficasse uma dívida, pois criamos vínculos, dividimos problemas, e o nosso tempo,  passa rápido, eles cobram: ‘Dona vamos fazer de novo o projeto?’ Estas relações exigem manutenção, na verdade o que eles querem está além do projeto. Querem o cuidado, o respeito, o resgate da auto-estima e isso requer manutenção.

Carta – Como os demais serviços da Rede SUS Campinas podem desenvolver projetos semelhantes?

Celina: O Projeto Multiplicadores de Sorrisos é uma iniciativa de ação educativa do Técnico em Saúde Bucal, é um projeto simples, toda a equipe de Saúde Bucal pode desenvolver. Uma das dificuldades é o patrocínio, que resolvemos buscando apoio da equipe de Saúde, e dos nossos comerciantes através de oficio explicando todo o projeto. Sabemos também das dificuldades de recursos humanos da Saúde Bucal nas unidades. Temos hoje em Campinas uma demanda crescente aos serviços odontológicos, é preciso urgentemente ampliar o quadro de Auxiliares em Saúde Bucal, Técnicos em Saúde Bucal e Cirurgiões Dentistas. A realização do Projeto Multiplicadores de Sorrisos é hoje para mim fonte de energia. Tem momentos que algumas demandas parecem que vão comprometer o projeto, mas cuidamos eu e toda a equipe carinhosamente da manutenção e garantia do projeto.

Carta – Qual o impacto que pode ser percebido no Centro de Saúde depois de implantado este projeto?

Celina: Sou suspeita, pois adoro o projeto, mudamos todo o ambiente da Unidade, a visita dos escolares torna o ambiente muito diferente. Busco o envolvimento do máximo de pessoas, os adolescentes atraem os funcionários com sua descontração e presença na cozinha na hora do lanche.  Fizemos um mural “Saúde Bucal é para Todos” fotografei alguns funcionários com seus familiares, e toda a equipe de saúde bucal, escovando os dentes, passando fio dental, escovando a língua. Toda a equipe do CS também é convidada a participar da festa de encerramento que é realizada no ultimo dia do projeto com a entrega dos certificados e kits de Higiene Bucal.

Clique aqui e veja uma mostra deste projeto, preparada pela Celina.

Dê a sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

 

Single Post Navigation

One thought on “Vila Ipê

  1. Cyntia Caliman on said:

    CELINA,
    Gostaria de parabenizar a iniciativa do Projeto Multiplicadores do Sorriso. Achei maravilhoso!!!.Sou Coordenadora de Saúde Bucal de Governador Lindenberg, interior do Estado do Espírito Santo. Gostaria de solicitar se possível, o Projeto na íntegra pois gostaria de adaptá-lo para minha realidade aqui.
    Desejo sucesso e perseverança. Parabéns pela inclusão social que esta simples medida conseguiu promover em sua área de cobertura. Abraços, DrªCyntia Caliman

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: