Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Opinião

ARTIGO

A teorização sobre processo de trabalho em saúde como instrumental para análise do trabalho no Programa Saúde da Família

RESUMO

O objetivo desta revisão bibliográfica foi destacar a utilidade da teorização sobre o processo de trabalho em saúde para analisar a realidade cotidiana do Programa Saúde da Família (PSF). Desde 1994, o PSF vem rapidamente expandindo a cobertura em saúde da população brasileira e conseqüentemente sua força de trabalho. Assim demanda atenção, responsabilização e contribuições de várias naturezas, de atores e instituições. Trata-se de um trabalho do setor de serviços que ocorre em uma conjuntura neoliberal. Compartilha características de outros trabalhos do setor de serviços, como a burocratização, a influência da divisão parcelar do trabalho e as dificuldades do trabalho em equipe, além da pouca consideração da subjetividade de usuários e trabalhadores. Destacam-se condições do trabalho das equipes de saúde da família, alternativas para revitalização do trabalho em saúde e enfrentamento de condições alienantes do processo de trabalho. Finalmente, ratifica-se a visão da condição dialética do processo de trabalho em saúde no PSF, com suas possibilidades de sucesso, concebido e funcionando permeado por contradições e dificuldades.

PARA LER ESTE ARTIGO CLIQUE AQUI.

Single Post Navigation

1 thoughts on “Opinião

  1. Carla Ap. A. S. Machado on said:

    Bete, gostaria de parabenizar por este trabalho que a equipe do nucleo de comunicação tem feito….é muito rico e importante a comunicação na rede e vcs estão contribuindo muito para mostrar a potência dessa rede em saúde!!!!
    PARABÉNS Á TODOS!!
    beijos
    Carla – Norô

Deixe um comentário