Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Cuidando do Cuidador

Cuidando do Cuidador tem projeto preventivo para cada unidade

A Secretaria Municipal de Saúde autorizou a realização de atividades de Promoção e Prevenção nas Unidades da Rede SUS Campinas, em horários de menores demandas de atendimentos aos usuários. Essas atividades deverão aproveitar os potenciais das próprias Equipes de Saúde, que já possuem trabalhadores capacitados à realização de práticas da Saúde Integrativa, como: Meditação, Lian Gong, Lavagem da Medula, Tai Chi Chuan, Ginástica Postural, Caminhadas, e outras atividades que auxiliam na resposta ao stress, ao desgaste físico e mental, relacionados ao cotidiano do trabalho.

Essa estratégia permitira ainda, melhora nas relações interpessoais e o desenvolvimento da percepção nos trabalhadores de que: “Quem cuida do cuidador principalmente é a própria equipe, que deve ampliar seu protagonismo no desenvolvimento de relações mais solidárias, no cotidiano do trabalho em saúde”. Essas atividades que serão desenvolvidas nos próprios locais de trabalho deverão ser organizadas por profissionais das próprias Unidades, com horário de inicio e término bem definidos, não excedendo quinze minutos por período.

O Laboratório Municipal tem realizado essas ações, com grande participação dos trabalhadores, melhoria das condições de saúde e diminuição da necessidade de concessão de licenças para tratamento de saúde. Além das atividades a serem realizadas nas unidades de saúde, os técnicos do Programa “Cuidando dos Cuidadores” do DGTES estão coordenando a elaboração de um programa de ações de Promoção e Prevenção com atividades fora das Unidades de Saúde, através do desenvolvimento de palestras e outras estratégias de ação.

Esse Programa está sendo elaborado em conjunto com representantes dos Distritos de Saúde e em parceria com o DPSS e EGDS, da SMRH. Serão ofertadas ações para os trabalhadores nos três grupos de adoecimentos mais prevalentes na Secretaria Municipal de Saúde: Doenças mentais, osteo musculares e doenças crônicas. No mês de outubro foram programados e ofertados em parceria com a EGDS dois Workshop sobre o domínio de situações de stress, autoconhecimento etc, sendo reservadas cinquenta vagas em cada workshop.

Também em outubro foi organizada, com apoio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) uma campanha de atualização da vacinação dos trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde. Apesar da disponibilização das vacinas durante todo ano, a Secretaria está chamando a atenção dos trabalhadores da Saúde, desde o dia Dia do Servidor Público, devido aos riscos de contaminação a que estão expostos.

Na sequência, os técnicos do Programa, em parceria com apoio da Covisa, Cipas, Departamento Administrativo e Secretaria Municipal de Recursos Humanos, estarão desenvolvendo Programas que visam à diminuição dos riscos de acidente de trabalho, adequação do mobiliário e equipamentos de trabalho à ergonomia nas Unidades da Secretaria Municipal de Saúde. Na sequencia, confira entrevista de uma das técnicas do Cuidando do Cuidador que explica melhor o “braço preventivo” do Cuidando.

Carta da Saúde – O Projeto Promoção/Prevenção tem recebido apoio dos coordenadores dos Serviços?

Elizete Maria Boschi Foschini: Tem sim. Só que eles estão ainda com algumas dificuldades de começar a disponibilizar as ofertas aos trabalhadores. Principalmente a oferta de paralisação das atividades em quinze minutos por período para que os nossos trabalhadores possam fazer as práticas da Saúde Integrativa. Nisto eles ainda estão com uma certa dificuldade, pois ainda estão identificando em quais momentos estas atividades podem ser desenvolvidas, de acordo com as equipes. A realização destas atividades é uma diretriz da Secretaria Municipal de Saúde. Então, como é uma coisa nova ainda há um tempo necessário para adaptações, para implementação.

Carta – Como que os trabalhadores do SUS Campinas podem participar?

Elizete: Em cada Serviço de Saúde de Campinas as pessoas devem se organizar para desenvolver as atividades. Os Distritos de Saúde de Campinas já dispõem de pessoas capacitadas. Durante o horário de trabalho as pessoas devem procurar um espaço adequado para que os trabalhadores e também os usuários, dediquem-se às práticas de Saúde Integrativa durante esses quinze minutos. Os trabalhadores precisam se conscientizar deste momento de oferta que a Secretaria está disponibilizando para eles. Quando perceberem que podem usar esta atividade para seu próprio benefício, aproveitar esta oportunidade, considero que vão entender melhor essa diretriz da Secretaria. E que é uma oferta nova.

Carta – E sendo assim o benefício também será estendido à população…

Elizete: Se a equipe está bem isso vai se refletir em todo o acolhimento que o serviço dá. Este é o nosso objetivo. Cuidando dos nossos trabalhadores, este ganho de qualidade será revertido para toda a população. Os trabalhadores estarão sendo acolhidos pelo SUS e com isso terão mais condições de oferecer este cuidado à população que procura as nossas unidades públicas de saúde.

Dê a sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

 

Single Post Navigation

One thought on “Cuidando do Cuidador

  1. Anésio on said:

    Acho que isso deve ter sido um sonho e ainda não acordaram. Usam esse programa, no meu caso, para encontrar algo que embase a vontade absoluta da coordenadora de me transferir do serviço. Ielka-CS Satélite Íris. Como já foi dito pela mesma, ela não queria alguém sendo rebilitado, na Unidade. Por que não fazer um Programa”Cuidando dos Gestores da S M de Saúde para que pensem mais no Bem estar do coletivo(trabalhadores e pacientes), ao invés de querer se manter no cargo. Ponho em dúvida a capacidade de muitos gestores de serem devolvidos para “ponta”, Unidades de Saúde, pois só de falar, muitos ficam verdadeiramente amendontrados.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: