Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Conceição

Centro de Saúde Conceição desenvolve acolhimento às crianças e adolescentes com obesidade e sobrepeso

O Centro de Saúde Conceição, ao longo de sua história, vem acompanhando  os casos de obesidade infanto-juvenil, “pois faz parte da rotina da Pediatria avaliação do crescimento e desenvolvimento pondero – estatural”, como nos  informa Vera Alice Bolzani Berni, coordenadora do Centro de Saúde Conceição. Porém, nos últimos anos, com a mudança dos hábitos alimentares da população houve necessidade de maior atenção do Serviço. A Unidade,  assim como outras de todas as regiões de Campinas, participou de um mutirão relacionado ao programa “Educação Para Uma Vida Saudável” que envolveu também as escolas públicas.

A Reportagem da “Carta da Saúde” acompanhou visita da equipe do CS Conceição à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dr. Lourenço Bellocchio, desde a preparação da equipe até o trabalhos realizado em nesta que é uma das duas escolas em que o mutirão foi desenvolvido na área de abrangência deste Serviço. Após a visita, a equipe do Centro de Saúde enviou à Carta um relato sobre como a unidade acolhe esta população com relação à obesidade e sobrepeso.

O atendimento é realizado através de consulta médica de rotina, puericultura com a enfermagem, variando em intervalo de retorno de caso para caso (sendo de um a três meses). No momento, o Centro de Saúde conta com consultas de Nutricionista.

Grande parte das crianças e adolescentes que chegam a Unidade  são levadas pelos pais ou familiares,  devido a outras queixas, por demanda espontânea.  Após avaliação acabam sendo detectadas, nestas crianças e adolescentes, alterações no Índice de Massa Corpórea (IMC) ou risco para obesidade devido ao histórico familiar e hábitos alimentares inadequados. As escolas também são parceiras, ao encaminhar os alunos que apresentam sobrepeso e obesidade.

Sem citar um caso especifico, de acordo com a equipe do CS Conceição, o que geralmente ocorre é a falta de hábito familiar em manter uma alimentação saudável, seja por opção (sócio- econômico-cultural) ou a falta dela, e também por falta de orientação apropriada. O entendimento da Equipe é que, com a atribulação da dinâmica familiar, as comidas rápidas como lanches, salgadinhos, fast foods, estão muito presentes na alimentação das crianças e adolescentes. Durantes as consultas chama muito a atenção a falta de compromisso familiar, visto que a criança não é responsável por fazer uma alimentação saudável. Estas crianças e adolescentes frequentam escolas e têm família.

Quanto à adesão ao tratamento, elas têm dificuldades, afirma. “Mas nós, como serviço público, acompanhamos através de convocações, visitas domiciliares e até intervenções intersetoriais”,  cujas ações estão relacionadas ao projeto intersetorial “Educação para Uma Vida Saudável”. Confira na sequência, breve entrevista realizada durante visita da equipe a uma escola pública da região.

Carta da Saúde – Vera, qual é a importância, na sua opinião, dos mutirões realizados na Saúde Pública?

Vera Alice Bolzani Berni: Na Saúde Pública, muitas vezes, os mutirões são de grande importância e resolubilidade, como o caso do Fique Sabendo, de testes de HIV, ou os mutirões de Mamografia. E também no caso da obesidade infantil, que esteve em andamento nos últimos dias, junto às escolas. O mutirão cumpre o papel de trazer à tona um assunto, no caso uma questão de Saúde Pública.

Carta – Como este mutirão está sendo recebido pela equipe SUS Campinas do Conceição?

Vera: A equipe está empenhada e vai cobrir esta demanda de atenção a uma média de mil crianças e adolescentes em uma semana. As escolas com que trabalhamos sempre nos abriram as portas, como por exemplo, nos procedimentos coletivos de Saúde Bucal.

Carta – Qual a expectativa com a realização deste trabalho?

Vera: Eu tenho a expectativa que este programa desencadeie uma série de ações intersetoriais, principalmente de prevenção e também a outras questões associadas à obesidade e sobrepeso. Eu o considero muito importante, pois nós já acompanhamos, no Centro de Saúde, diversos casos de obesidade infantil.

Leia também: Campinas promove primeiro Mutirão do Coração entre crianças e adolescentes do Estado de SP

Dê a sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

 

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: