Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Distrito Sudoeste: “Além de avançarmos na tecnologia devemos sobretudo avançar nos debates”

A coordenadora do Distrito Sudoeste em evento no Tear das Artes

O II Fórum de Humanização do SUS Campinas realizou um debate sobre “Relatos de Experiências na Construção de Redes” – Grupos de Discussão por Distrito: “Ressonâncias e Perspectivas”. Desde então a Carta vem entrevistando os coordenadores distritais a respeito das ações que estão sendo realizadas para o fortalecimento do cuidado em rede nos seus respectivos distritos de saúde.

Nesta edição temos a coordenadora do Distrito Sudoeste, Deise Fregni Hadich que gentilmente nos respondeu às perguntas enviadas. Confira as respostas:

Que ações estão sendo desenvolvidas para fortalecer o Cuidado em Rede nesse Distrito?

O Projeto da Gestão Clínica desenvolvido nas unidades. A Rede da Criança Sudoeste, que já funciona há vários anos, constitui-se como um espaço intersetorial, que conta com participação de representantes de todos os nossos serviços, onde se discute a atenção em rede, à criança e ao adolescente. Além disso, a ‘Rede Mista’ hoje tem se reunido no ‘Espaço de Supervisão em Rede’, onde representantes de todas as unidades do Núcleo de Atenção a Saúde Mental se encontram para discutir casos e o seu compartilhamento. A Linha do Cuidado da Diabetes, onde representantes de quatro unidades e o Complexo Hospitalar Ouro Verde estão realizando encontros de discussão clínica e pactuação da atenção ao paciente diabético, fortalecendo seu cuidado dentro do território da Sudoeste. Tivemos o Acolhimento dos Novos Servidores, com momentos de encontros com discussão temática, e mais um “tour”, onde apresentamos todos os serviços que compõem nossa rede Distrital, aproximando assim os trabalhadores. Além disso, realizamos o Matriciamento de ortopedia, fisioterapia, nutricionista, Laboratório Municipal, CTA Ouro Verde utilizando do apoio matricial como arranjo para dar suporte e integrar a assistência. Há o Núcleo de Saúde Coletiva, espaço que conta com representantes de todos os serviços do Distrito onde discutimos planos coletivos.

O que pode ser feito para aprimorar a comunicação entre os serviços, o contato entre os profissionais, cuidado e a relação solidária?

Para aprimorar a relação solidária, o Cuidado em Rede, temos que cada vez mais lançar mão de arranjos e processos de trabalhos que propiciem o encontro, a aproximação de todos nos diversos serviços com as diferentes complexidades. E isto pode ser feito “in locu”, via fone, internet, pactuando fluxos, momentos de reuniões e outros.

Comentários/ Propostas do Distrito para aprimorar o cuidado em rede no município.

Para aprimorarmos essa comunicação, além de avançarmos na tecnologia devemos sobretudo avançar nos debates que resgatam nossa missão de sermos cuidadores de forma responsável, acolhedora e solidária.

Dê a sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: