Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Editorial

“A comunicação em saúde tem sido definida como a principal moeda de saúde do século 21, e nos Estados Unidos, ela vem sendo encarada como a mais importante área da ciência relacionada à saúde nesse século, fazendo parte dos objetivos Healthy People 2010, a agenda oficial de saúde pública do governo americano. No Brasil, deliberações das Conferências Nacionais de Saúde apontaram informação, educação e comunicação como elementos estratégicos para consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a conquista da cidadania plena no Brasil. O investimento em cultura em saúde é imperativo e para se ter uma idéia de sua importância, estima-se que nos EUA anualmente são gastos entre 106 e 236 bilhões de dólares anuais por conta do baixo nível de cultura em saúde da população e suas conseqüências como a não procura de ajuda médica quando necessária, a dificuldade em assumir hábitos de vida saudáveis e erros no uso de medicações.”

(Artigo publicado no Blog da Saúde – Correio Braziliense)

Fonte: Ricardo Teixeira, doutor em neurologia e pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp. Dirige o Instituto do Cérebro de Brasília e é o autor do Blog “ConsCiência no Dia-a-Dia” – http://www.consciencianodiaadia.com.br

“Os meios fazem parte dos fins. O “como fazer” é tão importante quanto “o que fazer”.

Esta questão proposta pelo Ricardo Teixeira em entrevista à “Carta”, diz respeito à discussão tão crucial para a pós modernidade, isto é, da ética vinculada à estética. Do quanto o como vamos modelando nossa existência, escolhendo nosso itinerário, desenvolvendo um estilo de vida, está vinculado aos nossos horizontes éticos.

Mostrar o como se está fazendo, está na base de todos os trabalhos apresentados nesta edição. No como, reside a possibilidade de nos repetirmos continuamente ou, a partir do território já conhecido, nos reiventarmos. Reside a possibilidade de escaparmos das velhas formas de assujeitamento baseadas no controle,  na verticalidade, na norma, para compor, no nosso caso, enquanto trabalhadores do SUS Campinas,  com formas mais livres e criativas, menos aprisionadoras do nosso desejo, de produzir cuidados e saúde que também nos proporcione alegrias. “A alegria é a prova dos nove”!

E é isso que verificamos nas experiências relatadas pelos colegas, vontade de inovar, de inventar, de produzir experimentações, novos estilos de fazer e de compor com os diferentes coletivos.

Contribuir para que as pessoas informem-se e reflitam. Esta é a nossa principal meta. E que a leitura, as idéias e atitudes sejam linkadas na Rede SUS Campinas.

Chegamos à Edição Dez, da “Carta da Saúde”, a revista eletrônica experimental desta Secretaria Municipal de Saúde de Campinas que é produzida por meio do Núcleo de Comunicação do SUS Campinas e, é claro, com a participação dos nossos trabalhadores. E é justamente aí que está o nosso conteúdo.

Aqui estão pessoas que fazem o SUS Campinas. Portanto, esta edição, a segunda após o II Fórum de Humanização busca mostrar como as propostas estão sendo realizadas.

E estão aí os poetas para nos lembrar da brevidade da vida:

“Esta vida é uma viagem

Pena eu estar

Só de passagem”

Paulo Leminski

Boa leitura!

Dê a sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: