Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Balão do Laranja constrói planejamento anual com participação e envolvimento da equipe

Juliana, do Balão do Laranja

O envolvimento de grande parte da equipe foi fundamental para o sucesso do planejamento, pois cada atividade sugerida contou com a elaboração e a participação dos membros da equipe. Este processo fortaleceu o sentimento de integração, e o protagonismo responsabilizou a equipe em relação ao processo de trabalho. A unidade, que percebe em sua farmácia um atendimento médio mensal em torno de 5.300 pessoas, realizou seu planejamento para dar conta desta demanda.

Juliana Ahmed de Oliveira Ramos, coordenadora do Centro de Saúde, que ajudou todas as áreas no levantamento de dados de produção, dados epidemiológicos e na construção de alguns indicadores, além de organizar o roteiro de avaliação, a apresentação das experiências exitosas e as metas alcançadas ou não, durante o ano de 2009, apontadas no planejamento do ano anterior recebeu a reportagem da “Carta da Saúde” esta semana para explicar a experiência apresentada ao II Fórum Municipal de Humanização, realizado de 15 a 17 de setembro.

Ela conta que durante as reuniões do Colegiado Gestor do CS Balão do Laranja, no segundo  semestre de 2009, foram definidos alguns objetivos para o planejamento anual da unidade. Todos orbitavam em torno de uma idéia comum: “Envolver a equipe no processo de organização do planejamento para as ações das quais eles vão participar o ano todo”, lembra

A partir daí a equipe definiu cinco itens essenciais à realização do Planejamento que baliza o trabalho destes profissionais: Dar continuidade ao processo de avaliação ocorrido durante todo o ano de 2009; Apresentar as experiências exitosas realizadas pela equipe naquele ano; Criar salas temáticas por “Áreas de Cuidado” (Criança, Adolescente, Mulher, Adulto e Idoso), onde seriam apresentados os dados de produção, os dados epidemiológicos e alguns indicadores para avaliarmos o momento atual e priorizarmos ações para o futuro; Possibilitar à equipe um momento de “Cuidado”, através de uma aula de relaxamento; Confraternização e integração da equipe com café da manhã comunitário e um almoço especial.

“Carta da Saúde” – Qual a experiência de construção de Redes que o Centro de Saúde Balão do Laranja (Pedro de Aquino) apresentou ao II Fórum de Humanização do SUS Campinas?

Juliana Ahmed de Oliveira Ramos: O que decidimos levar como exemplo foi um planejamento que ocorreu de 2009 para 2010 em que a gente tentou, na ocasião, um envolvimento maior da equipe na construção do planejamento. A idéia foi estimular esta participação em todo o processo, para os trabalhadores sentirem-se responsáveis e atuantes nesse trabalho. E também para fazer sentido, já que era a continuação do planejamento de 2008 para 2009. Esta prática de planejamento, que nós já vínhamos realizando, teve então uma sequencia e um motivo de estar acontecendo. A nossa idéia também foi apresentar as experiências exitosas da nossa equipe, realizadas aqui durante o ano inteiro, no dia a dia do Centro de Saúde. Essas foram diretrizes para a gente realizar o nosso trabalho de planejamento.  Eu levei essa proposta enquanto coordenadora desta unidade, para o Colegiado Gestor. Aqui o Colegiado é composto de integrantes de várias categorias profissionais das equipes de referência. A gente realiza reuniões quinzenais. Pelo menos quinzenais. Numa dessas reuniões foi que surgiu esta proposta de envolver mais a equipe também no processo de construção e definição da metodologia de trabalho e não só apresentar um modelo fechado no dia da realização  do planejamento. Envolver a equipe também na elaboração do modo como este planejamento seria feito. Desde a discussão sobre o local, até como que seriam apresentados os temas. Porque nós resolvemos fazer a discussão através de temas. Então cada sala de discussão deveria ser de uma determinada área de atuação. Foram cinco salas com a área da Criança, área do Adolescente, da Mulher, do Adulto e do Idoso. Este planejamento foi realizado no dia dois de dezembro do ano passado, num espaço que conseguimos junto a uma igreja próxima daqui, com muitas salas. A idéia era ter salas com eixos de discussão. Foi sugerido também que cada sala fosse temática. Elas foram decoradas e ambientadas com músicas características, programação visual, disponibilizados dados de produção, dados epidemiológicos e outras informações técnicas. Cada um, cada membro do Conselho Gestor se responsabilizou por uma área. Na área das crianças, por exemplo, a responsável procurou, para preparar o ambiente, as pessoas envolvidas com a atenção à criança aqui na unidade e questionou como seria essa sala temática e aí elas pensaram juntas. Foi muito bom para todos da equipe. Cada um foi pensando como ficaria, foi fazendo as sugestões e criando. Foi maravilhoso. Eles se sentiram super atuantes e diziam: ‘Poxa, eu decidir como vai ser a sala de trabalho’. É claro que a gente tinha um roteiro e cada discussão teve um norteador. Mas a gente deixou bem livre para cada equipe produzir.

“Carta” – Qual o impacto no dia a dia da equipe?

Juliana: A gente vê o impacto principalmente nas áreas em que a gente acabou enxergando como prioridade para a unidade e que tem muito a ver também com as prioridades para o Distrito e para o Município, de forma geral. Está nas áreas do Adulto e do Idoso. Também na questão das doenças não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, principalmente, e ainda na Área da Criança, por conta, inclusive, do aumento da mortalidade, principalmente aqui no Distrito. Então esses dois eixos ficaram como prioridades para a unidade. E a gente vê e percebe ainda hoje o impacto que essas iniciativas determinaram neste protagonismo da equipe. Notamos isso em ações como a construção de um cadastro para o Hiper Dia . Esse modo de trabalhar disparou diversas ações. Conseguimos realizar diversos mutirões para cadastro do Hiper Dia, mesmo aos sábados. A equipe se organizava, abria a unidade e tivemos  alguns sábados de mutirão.

“Carta” – As ações do dia a dia passam ter outro significado?

Juliana: O dia a dia passou a ter outro significado. Quando desenvolvem uma ação eles sabem que foram eles que chegaram a esta conclusão de que isto deveria ou precisaria ser feito, então isso é bem bacana. Você não leva pronto. Isso tem que ser construído. E quando você construiu, eu acho que você se sente mais responsável por aquilo. Quando essas ações foram decididas os trabalhadores estavam participando do planejamento. Diante de determinados assuntos eles diziam: ‘Isto já é uma prioridade, então como que a gente vai se organizar?’. Foi tudo feito assim. Considero que teve um impacto muito positivo. Na área da Criança, a gente teve uma reorganização, inclusive do cronograma de agendamento de crianças de zero a dois anos, em que conseguimos propor uma nova forma de atender esse público. Pensamos   isso junto com o pediatra, junto com o enfermeiro, com os estagiários da nutrição. Tudo foi construído coletivamente. Por isso que o impacto é diferente, é muito maior. Uma coisa legal e que era sempre um pedido da equipe referia-se ao Projeto Cuidando do Cuidador. Nós já tentamos diversas formas de inseri-lo na unidade. Mas para o dia do planejamento a gente também pensou uma atividade diferente. Uma colega do Colegiado trouxe esta idéia e a gente organizou. Na Igreja existe um salão que se tornou a Sala do Cuidado. Nesta sala  conseguimos, através de um convite feito a uma terapeuta ocupacional, que é apoiadora da Saúde Mental aqui do Distrito Noroeste, a Denize Antunes, uma aula com a equipe de cuidados, com massagens e técnicas para relaxamento.  Foram trazidos colchonetes e painéis educativos explicando o auto cuidado, quais as nossas responsabilidades como cuidador, e que também devemos nos cuidar. Foi um espaço pensado para o cuidado da equipe.

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