Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Distrito de Saúde Leste tecendo Redes

A “Carta da Saúde” dá continuidade, nesta edição, à série de matérias acerca do II Fórum Municipal de Humanização do SUS Campinas “Na Construção de Redes Solidárias”. A experiência do Distrito de Saúde Leste na construção de redes é a segunda De uma série inicida na última edição da “Carta da Saúde”.

1 – Quais ações estão sendo desenvolvidas para fortalecer o Cuidado em Rede nesse Distrito?

No Distrito Leste temos Reuniões Clìnicas e Equipe da Gestão do Cuidado,
As reuniões clínicas são mensais em dois momentos (terça-feira a tarde e quinta-feira pela manhã) com médicos clínicos,generalistas e enfermeiros e equipe da gestão do cuidado ( Dr.Tarcísio,Enf.Renata e Dra. Ana Paula) enfocando assuntos específicos de clìnica médica assim como discussões de políticas de saúde, as pautas são escolhidas previamente pelo próprio fórum.Acontecem mensalmente também reuniões com os enfermeiros representantes de cada UBS, com os apoiadores enfermeiros para discussão de fluxos e informações gerais ,para balizar as ações.

Foram realizadas também 4 turmas de acolhimento para os novos funcionários (auxiliares de enfermagem,enfermeiros e médicos) com o intuito de apresentar o Distrito, as Unidades Básicas assim como as referências do nosso território
(Caps,PA,Cevi) Após dois períodos de atividade no próprio Distrito onde puderam conhecer as diversas áreas com detalhes, participaram de visita a alguns serviços.( sempre uma UBS, o PA e uma referência em saúde mental)

2 – Comentários e propostas do Distrito para aprimorar o cuidado em rede no município.

Para aprimorar a comunicação entre os serviços é necessário desenvolver estratégias para ampliar o conhecimento da rede e dos fluxos existentes por todos os profissionais de saúde.
Uma forma de melhorar esta comunicação por exemplo, pode se dar através de visitas pré-estabelecidas aos variados serviços do território de forma rotineira através de um cronograma distrital.Outra possibilidade, que entendemos ser de suma importância é a troca de experiências entre os profissionais da ponta de diferentes Unidades, desenvolvendo sua capacidade de reflexão/conhecimento e crítica para produzir ações.As rodas de coversa entre as equipe multiprofissionais para a troca efetiva de experiências exitosas particularmente do nosso Distrito,para socializar as informações. Acreditamos que uma forma de facilitar a comunicação entre os trabalhadores da saúde, tem se mostrado de forma concreta através do boletim da saúde.

3.O que pode ser feito para aprimorar; A comunicação entre os serviços? O contato entre os profissionais? O cuidado? A relação solidária?

Investimento em novas tecnologias que facilita a comunicação entre os serviços ,além de serem utilizadas na formação técnica como a vídeo conferência ou tele saúde, em implantação.Ampliar oferta de capacitação ou discussões clínicas entre os profissionais das UBS e os especilistas dos Centros de Referência para propiciar vínculo entre estes profissionais facilitando o diálogo do dia a dia,além de conhecer melhor a área de atuação de cada um.

Dê a sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: