Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Blogue do Núcleo de Comunicação do SUS Campinas

CLIQUE AQUI PARA VER O VÍDEO SOBRE ACOLHIMENTO

Este vídeo documentário foi produzido pelo Núcleo de Comunicação para abrir os debates sobre o Acolhimento no SUS Campinas durante o II Fórum Municipal de Humanização. Realizamos a captação de imagens e entrevistas em três dias de intenso corre corre, sob condições materiais de produção bastante precárias; um verdadeiro exército de Brancaleone! Em meio a uma crise de combustível que assolou a Prefeitura Municipal, tivemos que aproveitar ao máximo a condução que nos foi gentilmente oferecida pelos Distritos de Saúde e Mario Gatti. Tínhamos algumas sugestões de pessoas e serviços para entrevistar, mas diante das adversidades, refizemos nosso itinerário, nossa cartografia, contando com a gentileza de nossos colegas que cederam seu tempo para estes encontros sem preparação e produção prévias. Alguns depoimentos de usuários, gestores e trabalhadores, ocorreram durante a segunda plenária “ Campinas rumo a IX Conferência Municipal de Saúde”.

Como não conversamos antes com os entrevistados, não elaboramos nenhum roteiro. Apenas nos aventuramos, contando com a sorte, com uma certa versatilidade e logicamente com a nossa experiência de alguns anos de trabalho no SUS. Foi muiiito bacana perceber logo de imediato a multiplicidade de experiências de organização de serviços e de processos de trabalho, que estão sendo aprimorados para dar conta deste dispositivo/ conceito – ferramenta /ACOLHIMENTO. Acolhimento por área, por equipe de referência, matricial, só para citar algumas entre outras modalidades apresentadas. Foi interessante observar que os usuários já se apropriaram desse modo de organização, avaliam e opinam, bárbaro! Existem princípios, diretrizes que produzem consensos de partida, mas são muitos e diferentes os lugares de chegada. Não tem modelo único, cada equipe vai se organizando segundo suas condições materiais, subjetivas, de acúmulo conceitual, de capacidade de negociação com a população de seus territórios etc. Com certeza, se tivéssemos tido mais tempo para rodar, teríamos outros arranjos para mostrar. A sorte nos sorriu com depoimentos que foram verdadeiros presentes dos anjos, vocês vão conferir.

A edição foi uma grande viagem, nos preocupamos em criar um texto conectado com a politica de humanização da qual, enquanto núcleo, somos originários. Um contexto que respeitasse as narrativas e colocasse em diálogo as diferenças, sem cair nas facilidades de um discurso moral. Uma matéria viva. Ao mesmo tempo tínhamos a preocupação de produzir um documentário que pudesse ser utilizado para debates, acolhimento dos novos, ensino-serviço, enfim…embora sabendo da transitoriedade das experiências. Porém, até ficar datado, este material teria que ter um valor de uso. Enfim… estreamos para um grande e exigente público, estávamos muiiito nervosos, mas valeu a pena.


CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O VÍDEO

Dê a sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: