Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Terapia Comunitária é realizada em unidades da Rede SUS Campinas

Intervisão da Terapia Comunitária

Em pé, ao fundo, Carlos Abrahão observa trabalhos dos profissionais da saúde durante intervisão

A Terapia Comunitária (TC) é realizada em diversas unidades da Rede SUS Campinas. Trata-se de modalidade de trabalho criada pelo médico psiquiatra brasileiro Adalberto de Paula Barreto, da Universidade Federal do Ceará. A implantação da TC é acompanhado por um grupo com representantes nos Distritos de Saúde, no Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde (Cets) e no Departamento de Saúde. Esta prática da Atenção à Saúde está ligada à Área da Saúde Integrativa.

Nos cinco Distritos de Saúde de Campinas os representantes do grupo que acompanham a implantação da Terapia Comunitária são os seguintes: Ãngela Vilela – Sul, Elizabeth Amastalden – Leste, Isabel Seregatto – Noroeste, Karine Cambuy – Sudoeste, Rosa Brasilina – Norte). No Cets a representante é Nayara Oliveira e no Departamento de Saúde é Carlos Abrahão.

Para fomentar o trabalho já realizado nos serviços e estimular a criação de novos grupos de Terapia Comunitária no município, o Cets disponibiliza a intervisão que é um espaço de aprendizagem e acompanhamento dos terapeutas comunitários, e novos profissionais com interesse em realizar essa atividade. Neste espaço poderão ser tiradas as dúvidas a respeito das Rodas de Conversa da TC para aprimorar o trabalho desenvolvido.

 A última intervisão foi realizada no dia 2 de setembro de 2010 e reuniu, das 14h às 17h, 23 trabalhadores da Saúde Pública em um espaço junto ao Distrito de Saúde Sul. Os próximos encontros de intervisão serão realizados nos dias 7 de outubro e 2 de dezembro, das 14 às 17 horas.

 O início da implantação da TC em Campinas se deu a partir de um evento de sensibilização organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Assessoria de Saúde Mental em parceria com o Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde (Cets) e com apoio do Pólo de Educação Permanente, em maio de 2006, quando 87 servidores participaram.

Entre julho de 2008 e maio de 2009, 25 servidores do SUS Campinas formaram-se terapeutas comunitários, através do Curso realizado no Pólo Formador Araraquara – São Carlos (SP), o qual foi 100% financiado com recursos públicos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Hoje a Rede conta com oferta de rodas de Terapia Comunitária nos cinco Distritos de Saúde. As Rodas de Conversa da Terapia Comunitária estão presentes em Centros de Saúde (CSs), Centros de Convivência (Cecons), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e também em pelo menos um espaço comunitário.

No Distrito de Saúde Sul é realizada no Caps Sul, Centros de Saúdes Carvalho de Moura, Esmeraldina, Orosimbo Maia, São Domingos, São José, Centro de Convivência Rosa dos Ventos, CapsI – Espaço Criativo (Região Sul-Sudoeste). No Distrito Noroeste está nos Centros de Saúde Perseu e Valença.

No Distrito de Saúde Norte a Terapia Comunitária é realizada no Centro de Convivência da Vila Boa Vista, Centros de Saúde Cássio Raposo do Amaral, Jardim Aurélia e São Marcos. No Distrito Sudoeste é ofertada no CapsI Espaço Criativo (Região Sul-Sudoeste) e na Comunidade Santana. E no Distrito Leste no Centro de Saúde Carlos Gomes e também no Costa e Silva. As informações são do Departamento de Saúde e do Cets.

Nos cinco Distritos de Saúde de Campinas os representantes do grupo que acompanham a implantação da Terapia Comunitária são os seguintes: Ângela Vilela na Sul, Elizabeth Amastalden na Leste, Isabel Seregatto na Noroeste, Karine Cambuy na Sudoeste, Rosa Brasilina na Norte). No Cets a representante é Nayara Oliveira e no Departamento de Saúde é Carlos Abrahão.

Dê sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: