Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

SUS Campinas realiza esta semana II Fórum Municipal de Humanização com tema “Construção de Redes Solidárias”

Ação da Política Municipal de Humanização do SUS

Público presente em ação da Política Municipal de Humanização, a Oficina da Atenção Básica

Trabalhadores, gestores e parceiros do SUS Campinas realizam esta semana o II Fórum Municipal de Humanização com o tema “Construção de Redes Solidárias”. Nesta quarta-feira, dia 15 de setembro de 2010, às 18h30, a abertura é no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), na avenida Barão de Itapura. Quinta e sexta os trabalhos são no campus três da FAC (Faculdade Comunitária de Campinas), Rua Luiz Otávio, 1313, próximo da CPFL).

Para o II Fórum Municipal de Humanização do SUS Campinas houve uma grande movimentação entre toda a rede de serviços, através de vivências compartilhadas. E após o Fórum será realizada uma etapa de trabalho em cada Distrito de Saúde, com a participação de representantes de todas as unidades da Secretaria Municipal de Saúde e das Instituições que são referência para as mesmas. A data para realização desta etapa será definida no decorrer do Fórum.

Dentre os objetivos do II Fórum Municipal de Humanização destacam-se o de aproximar trabalhadores e gestores dos diversos serviços da rede de saúde, criando a oportunidade para sua atuação integrada e co-responsável pelo cuidado em saúde no município de Campinas, atualizar o diagnóstico do acolhimento do usuário, como tarefa de toda a Rede de Saúde de Campinas e promover a troca de experiências das práticas bem sucedidas.

Também se destacam, entre os objetivos, os de consolidar as experiências em andamento de inter-relação entre serviços da rede, e ampliá-las para as áreas onde elas ainda não são satisfatórias, proporcionando condições para relações mais solidárias entre todos os serviços. Pactuar ações entre serviços da rede, construindo as parcerias necessárias, para promover uma maior efetividade e eficácia nas linhas de cuidado.

Trabalhos

Na quinta-feira, segundo dia de trabalhos, a programação começa 8 horas com recepção e entrega de material aos participantes. Para as 8h30 está previsto o início da Mesa de Abertura, com a Secretaria Municipal de Saúde, um representante dos usuários do SUS no Conselho Municipal de Saúde (CMS), Ministério da Saúde e Gabinete do Prefeito.

Na sequência será apresentado um vídeo produzido pelo Núcleo de Comunicação da Secretaria de Saúde com o tema, “Acolhimento: Diferentes olhares, diferentes práticas – Tornando visíveis os saberes da experiência”, que abrirá as dinâmicas de discussão: Cochicho sobre o assunto em grupos crescentes e roda de conversa, com Beth Barros, consultora da Política Nacional de Humanização sobre o acolhimento. 

Para o meio-dia está organizada atividade cultural com o Grupo de Música do Tear das Artes. E a partir das 13h30 o tema é “Gestão Participativa” com as Rodas de Conversa: “Estratégias de Gestão Participativa na Rede de Saúde”. Estes trabalhos terminam até as 15h, quando começa o debate “Alinhamento Conceitual” com Dário Frederico Pasche, assesor do Ministério da Saúde.

Na tarde do dia 16 os grupos de trabalho vão abordar experiências na área hospitalar (Hospital Celso Pierro – PUC, Hospital Municipal Dr. Mario Gatti), experiências na Atenção Básica (CS Jardim Aurélia, CS Balão do Laranja, CS Boa Esperança), experiências na área de Vigilância em Saúde (Distrito Sudoeste), experiência na área de saúde mental (gestão da Radio Maluco Beleza e Caps Antonio da Costa Santos) e experiência em serviço de referência (Centro de Referência de DST/Aids).

Redes Solidárias

No dia 17 a programação começa às 8h com foco nas “Redes Solidárias em Saúde” e relatos de experiências do Hospital Mário Gatti e Distrito de Saúde Sul, Hospital Ouro Verde e o Distrito de Saúde Sudoeste e o projeto “O Usuário é Nosso do Distrito de Saúde Noroeste. Em seguida serão montados grupos de discussão por Distrito: “Ressonâncias e Perspectivas”. Após 12h30, “brunch” com atividade cultural de Edison Silveira & Cia.

Na tarde de sexta-feira, para encerrar o II Fórum Municipal de Humanização, a partir das 13h30 será realizada plenária com 10 minutos de participação para cada Distrito de Saúde discussão dialogada: “Redes Solidárias em Saúde” com os convidados: Adail de Almeida Rollo e Ricardo Teixeira. Durante o evento serão disponibilizadas aos participantes urnas para eventuais críticas e sugestões.

O I Fórum Municipal de Humanização, realizado em setembro de 2007, foi organizado pelo Hospital Municipal Dr. Mario Gatti (HMMG) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O Fórum teve como principal foco discutir o tema Construção das Redes de Produção do Cuidado no SUS Campinas.

Novamente estas duas instituições se juntam. Agora contam também com a participação de outras Instituições que compõem o cenário do Sistema Único de Saúde em Campinas no delineamento deste evento. São elas o Complexo Hospitalar Ouro Verde (Chov), o Hospital e Maternidade de Campinas, o Hospital e Maternidade Dr. Celso Pierro da Pontifícia Universidade Católica (PUC), o Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) também da Unicamp, o Centro Infantil Boldrini e o Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira.

Confira também:

. Carta da Saúde – Edições Anteriores

. Blogue do Núcleo de Comunicação: http://suscampinas.wordpress.com/

. Blogue do Conselho Municipal de Saúde de Campinas http://cmsaudecampinas.wordpress.com/

. Portal do SUS Campinashttp://www.campinas.sp.gov.br/saude/

. Prefeitura de Campinas: http://www.campinas.sp.gov.br

. Secretaria Estadual de Saúde: http://www.saude.sp.gov.br

. Ministério da Saúde: http://www.saude.gov.br

Dê sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

Single Post Navigation

2 thoughts on “SUS Campinas realiza esta semana II Fórum Municipal de Humanização com tema “Construção de Redes Solidárias”

  1. Parabéns pelo maravilhoso desafio.Desejo excelente fórum.
    Dra. Veronica Alencar
    Coordenadora da Rede Iluminar de cuidado as vítimas de violência doméstica e sexual de Campinas

  2. Amores… que orgulho sinto de vocês e da equipe de trabalho da SMS Campinas! Parabéns…
    Gostaria muito de ver o vídeo “Acolhimento: Diferentes olhares, diferentes práticas – Tornando visíveis os saberes da experiência”. Ele vai estar disponível no site da SMS ou existe a possibilidade de encaminha-lo por email??

    Küsses von Deutschland!
    Milena A R Silva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: