Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Cipas Sul e Sudoeste se unem para discutir estresse e outros problemas do trabalho

Fernando, ciperiro do Distritos de Saúde Sudoeste e Alfredo, cipeiro do Distrito de Saúde Sul

Fernando (à esquerda) e Alfredo (à direita) organizam encontro

O “Segundo Encontro da Saúde do Trabalhador” une a Sul e a Sudoeste esta semana na Estação Cultura. Já no convite, os dois Distritos de Saúde deixam claro que o objetivo é “preservar, cuidar, orientar, valorizar e confraternizar os servidores”. Com programação especial, que inclui palestrantes escolhidos criteriosamente para este momento de focar a prevenção dos acidentes de trabalho, é uma confluência de assuntos relacionados à saúde das pessoas que fazem o SUS Campinas.

O evento é realizado pelas Cipas (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) que encontram-se em sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). O encontro começa às 8h com a mesa de abertura e vai até as 16h45. A realização será no Centro Profissionalizante de Campinas “Antonio da Costa Santos”, anexo à Estação Cultura, e busca a participação de todos os integrantes das Cipas dos dois distritos e demais interessados.

Na última semana, os dois cipeiros, José Fernando Loureiro, engenheiro de Segurança do Trabalho , presidente da Cipa 9, da Sudoeste e Alfredo, da Sul, receberam a reportagem da “Carta da Saúde” na sede do Distrito Sul, no Parque Itália, onde afinavam os últimos detalhes para o encontro. Confira a entrevista:

Carta da Saúde – Porque realizar juntos este evento relacionado à prevenção de acidentes do trabalho?

Fernando – É preciso juntar forças para realizar um bom evento. É a segunda vez que os dois distritos realizam esta Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). O trabalho conjunto permite uma maior difusão do evento. O intuito é ampliar para a participação de outras Cipas (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Saúde. Temos cinco Cipas. A proposta  é de abrir mais para a Cipa Norte, e, realizarmos uma Semana de Prevenção aos Acidentes de Trabalho com o envolvimento das cinco Cipas da Secretaria de Saúde.

Alfredo – Nós já tivemos uma experiência bastante interessante há alguns anos atrás quando realizamos este mesmo evento com a Cipa Sudoeste. A nossa idéia é essa, é agregar. É fazer com que as Cipas tenham um momento de integração entre elas. E com isso, buscar cada vez mais parcerias. Vamos tentar fazer com que nos próximos anos a gente consiga, além da Sul e da Sudoeste, que as outras Cipas venham também para um evento ainda maior, envolvendo o maior número de trabalhadores possível. E de gestores também.

Carta da SaúdeQual o papel das unidades nesta organização para o cuidado com as questões da segurança no trabalho, e neste caso, não só as da Sul e Sudoeste, mas de toda a Rede SUS Campinas?

Alfredo –  Nós temos como rotina a atuação dos cipeiros dentro das unidades fazendo este papel, voltado à prevenção e à saúde do trabalhador. Esse é um trabalho dinâmico que ocorre no dia a dia e a partir daí você traz os gestores, coordenadores de unidades básicas, coordenadores de distritos, apoiadores e todos os representantes da Secretaria, para estarem discutindo neste espaço que é a Sipat, de uma maneira um pouco mais ampla, de uma maneira em que todas as instâncias da Secretaria de Saúde possam estar em um momento, juntas, discutindo a importância de todo um trabalho voltado à prevenção e à promoção da saúde do servidor.

Carta da Saúde – Qual é o papel do cipeiro no dia a dia de uma unidade da Saúde Pública?

Fernando – Nós consideramos a Cipa como um instrumento de gestão. A gente vê as não-conformidades que existem nas nossas unidades de saúde. Temos técnicas para fazer isso, como o mapa de risco. Você pega uma planta da unidade de saúde, aponta os riscos, setor por setor, e trata do encaminhamento desses problemas, que é o mais importante, não é? Não basta você só enumerar os problemas, essas não-conformidades, e não tomar nenhuma medida de prevenção. Tem que haver um bom acompanhamento. Por isso eu digo que o cipeiro é um gestor para estas demandas na unidade.  E tem que trabalhar bem afinado com as questões  de segurança do trabalho.

Alfredo – Sipat é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. É um evento em que se propicia a capacitação entre os participantes. A capacitação une os trabalhadores e gestores da Secretaria Municipal de Saúde, buscando conscientizar cada vez mais sobre os assuntos relacionados à segurança no trabalho, e à saúde do trabalhador.

 Este evento valoriza e reforça o papel dos cipeiros nos serviços de saúde, propõe reflexões sobre nosso processo de trabalho, buscando ações que minimizem os riscos de acidentes e o adoecimento dos trabalhadores. Ele não se esgota ao final das atividades. Serve como alavanca para que os participantes levem para seus espaços de discussão (reunião de equipe, reunião geral, conselho gestor, conselho local de saúde), os temas do evento, propondo ações locais e em outras instâncias. Buscando sempre melhorar as condições de segurança e tendo como objetivo maior zerar os acidentes, e propiciar as melhores condições de trabalho, de ergonomia, diminuindo as LTSs e o adoecimento do servidor. O objetivo é alcançar um ambiente harmônico e saudável que reflita na assistência prestada ao usuário. Por serem ações que envolvem várias instâncias de governo, procuramos convidar seus representantes no intuito de que todos nós possamos nos sensibilizar.

Os temas que serão abordados nesta Sipat serão estresse e qualidade de vida  com dois palestrantes:  Dr.  Tabajara, psiquiatra da Unicamp, e a   Dra. Andressa, psicóloga, também da Unicamp. E o acidentes de trabalho, que pela primeira vez serão abordados através de um teatro espontâneo, dirigido pelo doutor Moisés Aguiar e equipe.

Infelizmente não temos verba destinada para o evento o que nos levou a solicitar vários patrocinadores para conseguir pastas, blocos, canetas, brindes. Conseguimos camisetas junto ao Departamento Administrativo, o Sindicato nos ofereceu faixas e baneres, e a Secretaria de RH, o coffee  break. Esperamos que nos próximos anos, além das Cipas 7 e 9, possamos fazer um evento com a participação de todas as Cipas da Secretaria Municipal de Saúde e outras que tenham o mesmo interesse.

Fernando – Quero trazer um histórico do Distrito Sudoeste nesta questão que é a realização das Sipats. A primeira semana interna de prevenção de acidentes de trabalho no Distrito Sudoeste foi realizada em 2003. Aquela Sipat consistiu em apenas uma palestra, com o doutor Francisco de Assis Porto. Estava presente, a nossa então Secretária Municipal de Saúde, a  Dra Carminha. As outras Sipats já contaram com um empenho maior das Cipas para o evento, sendo realizadas no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas, onde foi promovida uma maior participação da equipe de apoio e de gestores das unidades. Na Sipat de 2009 nós fizemos uma programação que facilitasse também a participação dos funcionários das unidades de tal forma que os temas das palestras, pela manhã, se repetiam no período da tarde. Este ano é a segunda Sipat que nós fazemos junto com a Cipa Sul, que é a Cipa 7. Promoveremos uma programação bastante interessante. Temos a mesma proposta de repetir à tarde os temas da manhã, para facilitar a participação dos funcionários das unidades. Também teremos um teatro interativo com os funcionários e com o tema acidente de trabalho Este evento é muito importante.

 É um evento que ocorre uma vez por ano, é uma oportunidade de avaliar as atividades que as nossas Cipas desenvolveram durante o período. Para identificar esses temas propostos, foi realizada uma consulta aos cipeiros das unidades e verificado que o  estresse é o problema que está prevalecendo, então teremos dois profissionais para abordar este tema.

Carta da Saúde – Quer dizer que a escolha destes temas não saiu da cabeça de uma ou duas pessoas, mas de um diálogo com as unidades, correto?

Alfredo – Nós tivemos o cuidado de fazer essa consulta às unidades. Foi realizada este ano, no primeiro semestre. Todos os cipeiros que estiveram nas reuniões de trabalho participaram.

Dê sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: