Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Trabalhadores e gestores organizam-se para Conferência Municipal de Saúde

Evaristo e Iraí participam da organização da IX Conferência Municipal de Saúde

A 14ª Conferência Nacional de Saúde esta prevista para acontecer entre 30/11 a 4/12 de 2011. Mas para que os debates e propostas dos usuários, gestores e trabalhadores do SUS Campinas cheguem lá em Brasília será preciso cumprir uma série de etapas de caráter regional, a Conferência Estadual será entre 16/07 a 31/10 de 2011 e municipal, a IX Conferência Municipal de Saúde de Campinas acontecerá entre 01/03 a 15/07  de 2011.

Em Campinas foi formada uma Comissão Organizadora com a participação de usuários, trabalhadores, gestores e convidados com história no SUS Campinas e experiência na organização das conferências anteriores.

Até a IX Conferência a Comissão estará organizando plenárias  preparatórias com os temas que foram apontados na 1ª plenária que ocorreu no colégio Dom Barreto, com a presença de 120 pessoas, como também as pré- conferências. Assim que os temas e as datas forem divulgados a Carta de Noticias postará as informações em suas edições futuras.

Dentre as atribuições e composições da comissão organizadora foram indicadas Sub-comissões Distritais com o objetivo de “mobilizar os conselhos locais e distritais, as instituições públicas e sociedade civil, para a preparação e participação da região em todas as etapas dos trabalhos ( plenárias, pré-conferências e conferência). Estas sub-comissões indicarão 2 representantes para as comissão organizadora, escolhidos entre trabalhadores e usuários.

Os distritos já estão realizando seus debates nas comissões distritais e indicando seus representantes:  No Distrito de Saúde Sudoeste, por exemplo, essas atividades já foram realizadas de forma descentralizada. Quem explica é Iraí Betti, apoiadora do Distrito de Saúde Sudoeste e representante eleita no Conselho Distrital para a Comissão Organizadora da Conferência. Na sequência, entrevista realizada com ela, e com  o Sr. Evaristo, Evaristo Paula Aguiar, representante dos usuários no Conselho Local do Centro de Saúde Aeroporto e representando, junto com Iraí, o Conselho Distrital na Comissão Organizadora da XI Conferência. 

Carta da Saúde: O que foi decidido nesta reunião de trabalho da  Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Saúde?

Iraí Betti: Nós definimos aqui os grandes temas que vão redirecionar toda a nossa discussão nos distritos, nas unidades básicas, que vão fomentar um pouco mais a discussão dos nossos problemas com foco nos desafios do SUS, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, a gestão, ou seja, a gestão pública e a gestão privada, isto é parte do que está em nossas discussões. Hoje nós definimos os grandes temas que vão estar em nossas discussões, em nossas pré-conferências, em nossas plenárias, que são os desafios atuais da gestão do SUS, os dilemas do trabalho em saúde, os desafios da construção da rede assistencial, esses grandes temas vão estar vinculados à  Atenção Básica, à Especialidade, nas nossas questões das relações, nas questões da humanização. Então definimos as três plenárias  preparatórias para as nossas pré-conferências.

Carta: E quando devem acontecer essas três plenárias?

Iraí: A primeira no dia 28 de agosto …

Carta: Onde?

Iraí: Ainda não foi definido o local. Mas aí a Comissão de Infra-Estrutura vai buscar espaços para isso. As outras são no dia 30 de outubro, e no dia 27 de novembro. São as três Plenárias em preparação para as Pré-Conferências. Nós vamos chamar todos os Distritos e Serviços para estarem juntos nestes momentos. A idéia é que, com três plenárias, a gente vá afinando uma proposta para a pré-conferência, uma preparação com usuários, trabalhadores e gestores, juntos, que é o que nós queremos, a exemplo da última plenária que ocorreu este ano e foi realizada lá no Colégio Dom Barreto.

Carta: Como está funcionando esta experiência de descentralização dos eventos deliberativos que são preparatórios à Conferência?

Iraí: Eu acho que nunca foi feito desta forma. É a primeira experiência de que a gente lembra. Eu acho que anteriormente havia uma Comissão que pensava nas coisas e levava direto às Pré-Conferências. Então, qual era o nosso papel? Era de convocar e divulgar a pré-conferência, e vir trabalhar. Agora nós assumimos uma outra metodologia, neste ano. Então cada Distrito de Saúde terá sua Comissão Organizadora das pré-conferências e da Conferência. Nós temos a Comissão Central, que é Municipal, e aí temos as dos Distritos. E cabe a elas fomentar a discussão, conhecer e visitar os seus conselhos locais e os distritais. Vão divulgar, vão preparar o material, vão estimular, e vão facilitar a realização de todas essas discussões mais “micro” para que a “macro” saia legal. A da Sudoeste, por exemplo, da qual eu participo, já está montada. Então a nossa subcomissão do Distrito Sudoeste foi montada com as pessoas interessadas em participar e hoje nós estamos num grupo de oito pessoas para trabalhar, duas delas são gestores, outras duas são trabalhadores e quatro são usuários. E um deles é aqui o seu Evaristo (neste momento, ele acompanha a entrevista ao lado da técnica do SUS Campinas) que é meu suplente nesta Comissão Organizadora.

Iraí: Seu Evaristo, o que o senhor acha dessa experiência, de estar participando desta construção?

Evaristo: Para mim é uma grande novidade porque até então eu só ia nas reuniões do Conselho Local, debatia algumas coisas e calava. Então para mim está sendo uma grande novidade. Ainda não achei aquele campo onde expressar o que a gente sente, aquelas vontades de conversar direitinho. Mas eu ainda acredito que vai demorar um pouquinho para isso, mas eu vou chegar lá onde eu quero chegar.

Carta: Mas de que o senhor está gostando?

Evaristo: Estou gostando de poder ir a todas as reuniões e participar porque eu sempre gostei de reuniões, para poder trocar idéias, até porque eu estou também em vários outros grupos como o do Conselho de Saúde, faço parte do Sindicato, de vários lugares e eu gosto muito de conversar.

Carta: O que parece é que o senhor gosta desta possibilidade de participar de um fórum de decisão…

Evaristo: É isso mesmo. Pois esse fórum, para mim, vai ser uma experiência imensa. Tomara Deus que eu chegue lá

Carta: O senhor acha que participando da preparação isso vai ajudá-lo a subsidiar os demais conselheiros locais?

Evaristo: Sim, eu acho que sim porque eu tenho visto muita coisa só lá. Agora aqui, é outra coisa … É uma ampliação. E também uma ampliação do conhecimento sobre o que está acontecendo no restante da cidade. Amanhã ou depois eu posso dizer: “Isso é assim por causa de tal coisa”, por exemplo. E vou fazer isso com muita certeza do que eu estou falando, sem engasgar.

Dê sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

Single Post Navigation

One thought on “Trabalhadores e gestores organizam-se para Conferência Municipal de Saúde

  1. Fábio BH on said:

    Viva o controle social e o movimento popular de Campinas.

Deixe uma Resposta

