Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Saúde define datas e metodologia para realização do II Fórum Municipal de Humanização

O “II Fórum Municipal de Humanização na Construção Redes Solidárias”   será realizado nos dias 15, 16 e 17 de setembro. A comissão organizadora reuniu-se na última quinta-feira, 31 de julho, na sede do Distrito de Saúde Sul, para dar continuidade aos trabalhos. 

Em setembro de 2007 foi realizado em Campinas o I Fórum Municipal de Humanização, organizado pelo Hospital Municipal Dr. Mario Gatti em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que teve como principal foco discutir o tema Construção das Redes de Produção do Cuidado no SUS – Campinas. 

A realização do II Fórum de Humanização agora conta também com a participação de outras Instituições que compõem o cenário do Sistema Único de Saúde em Campinas: Complexo Hospitalar Ouro Verde, Hospital e Maternidade de Campinas, Hospital Dr. Celso Pierro da PUC- Campinas, Hospital de Clínicas da Unicamp, Caism, Centro Infantil Boldrini e Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira. 

Os objetivos do II Fórum Municipal de Humanização são: aproximar trabalhadores e gestores dos diversos serviços da rede de saúde, criar a oportunidade para sua atuação integrada e co-responsável pelo cuidado em saúde no município de Campinas, atualizar o diagnóstico do acolhimento do usuário como tarefa de toda a rede de saúde de Campinas e promover a troca de experiências das práticas bem sucedidas. 

Além disso, pretende consolidar as experiências de inter-relação dos serviços da rede e ampliá-las para as áreas onde elas ainda não são satisfatórias, proporcionando condições para relações mais solidárias entre todos os serviços. A expectativa é de que o II Fórum de Humanização do SUS Campinas  seja um espaço de pactuação de ações entre serviços da rede, e construção das parcerias necessárias para promover uma maior efetividade e eficácia nas linhas de cuidado. 

A metodologia do II Fórum Municipal de Humanização prevê a realização de pré-Fórum. Como primeira etapa deste evento será realizada uma movimentação entre toda a rede de serviços para promover “vivências compartilhadas”. Assim, os profissionais das unidades e instituições que participam do Fórum, visitarão outros serviços que previamente foram disponibilizados para receber os trabalhadores . Para tanto, cada Unidade de Saúde deverá organizar grupos multiprofissionais de três pessoas para que realizem a visita. Oportunamente será enviado o material que servirá de “aquecimento” e norteará as discussões prévias nos serviços, bem como algumas questões que deverão orientar a vivência. Pela estratégia criada, trabalhadores de todos os serviços farão visitas, mas só alguns serviços serão visitados.

As equipes distritais deverão apoiar as unidades para que os grupos sejam compostos por profissionais de diferentes categorias profissionais e que os mesmos possam representar a maioria das categorias. Cada serviço fará uma única visita. Após a visita este grupo se encarregará de promover, com a ajuda do coordenador e do Distrito, uma reflexão com sua equipe de trabalho sobre suas impressões.

Estas visitas ocorrerão até o dia 13 de agosto de 2010 e as rodas em cada serviço deverão acontecer até o dia 27 de agosto de 2010. O II Fórum de Humanização será realizado nos dias 15 (noite), 16 (dia todo) e 17 de setembro (dia todo). 

A distribuição das vagas será da seguinte forma: duas vagas para cada serviço da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, 20 vagas para o nível central da Secretaria, 20 vagas para o Hospital Municipal Mario Gatti, e ainda está em definição o número de vagas para outras Instituições. 

O Pós- Fórum é uma etapa que será realizada por Distrito, com a participação de representantes de todas as unidades da Secretaria Municipal de Saúde e as Instituições que são referência para as mesmas. A data para realização desta etapa será definida no decorrer do Fórum.

Em tempo: A Carta da Saúde estará encaminhando os textos que subsidiarão as discussões, disponibilizados pela Comissão Organizadora, na sessão Artigos.

Dê sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

Single Post Navigation

One thought on “Saúde define datas e metodologia para realização do II Fórum Municipal de Humanização

  1. Parabéns pela realização desse evento sobre Humanização e pela idéia de se construir redes solidárias no SUS, envolvendo vários dispositivos de saúde da cidade.Sou divulgador do Humaniza-SUS e fico muito feliz. Sorte e boas construções solidárias.
    * Tenho alguns materias disponíveis do Humaniza-SUS.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: