Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Paranapanema cria núcleo de comunicação e lança jornal Paranalendo

Luiz, agente comunitário de saúde do Jardim Paranapanema

O Centro de Saúde do Jardim Paranapanema, no Distrito de Saúde Sul, abraçou a proposta de desenvolver ações de comunicação na ótica da humanização do serviço. Criou um Núcleo de Comunicação onde os trabalhadores e a gestão da unidade podem definir juntos a pauta do jornal interno, a comunicação visual da unidade que, entre outras ações, discutem sobre a colocação de faixas coloridas para indicar a localização dos serviços ofertados, buscando melhorar o fluxo de pessoas no local.

Durante as reuniões o grupo de trabalho trata das informações que serão veiculadas para a equipe, parceiros, conselheiros locais e comunidade. Um dos resultados deste trabalho é o jornal “Paranalendo”, que traz artigos sobre reciclagem de materiais inservíveis, dengue, saúde mental, dentre outros. 

No editorial, o Centro de Saúde apresenta-se com objetivo de informar e incentivar o trabalhador a compartilhar idéias, dicas que possam melhorar o seu dia a dia, receitas e humor. O texto encerra com pedido de sugestões e colaborações dos leitores. 

“E também estamos disponíveis para trocar idéias sobre este projeto”, disse Luiz Carlos Monte Alto, que é agente comunitário de saúde no Paranapanema e desde junho integra com mais oito pessoas, o Núcleo de Comunicação da Unidade e comenta que têm pouco tempo para se reunir.  

Nas quintas-feiras, à tarde, encontram-se para conversar sobre os cartazes que estão distribuídos pela unidade, sobre a quarta faixa, a vermelha, que Luiz  vai colar no chão para indicar aos usuários onde é a pediatria e onde é a sala da coordenação. Também querem conversar sobre a pauta da próxima edição do “Paranalendo”, que sai em agosto. O Centro de Saúde Paranapanema não é uma redação, nem tem jornalistas, mas já tem um jornal. 

O Núcleo de Comunicação do Centro de Saúde do Paranapanema, segundo Luiz,  procura uma maneira adequada para comunicar-se com esta população.  Segundo ele, este é o sentido da sinalização. “Não consideramos que as faixas são suficientes, mas podem melhorar o fluxo de pessoas aqui”, disse. A amarela leva até a farmácia e aos agentes de saúde, a verde às especialidades (agendamento de exames em outras unidades de saúde) e a azul aos quatro ginecologistas do Centro de Saúde. Ele concorda que, no entanto, as faixas não substituem a conversa com os pacientes.

Iniciativa de comunicação interna, o jornal tem 70 exemplares impressos. Além do editorial, tem fotos, coluna dos aniversariantes, o pensamento do mês, o número de casos de dengue da cidade e o dos bairros atendidos pela unidade. Tem um artigo em que a Equipe do Paranapanema se despede da “Dona Severina”, que está se aposentando,e, com bastante destaque, a  divulgação do e-mail: csparanapanema@googlegroups.com

“A comunicação deve ser pensada o tempo todo. Nós temos um momento de nos reunirmos para trocar idéias. Isso foi incorporado ao nosso trabalho, está no processo. São medidas do cotidiano que demandam a comunicação, como ter ao menos um mural em uma sala de espera”, explica. Além dele, fazem parte do Núcleo de Comunicação outros três agentes, trabalhadores da área administrativa, da clínica, da farmácia, da recepção e da coordenação.

O Centro de Saúde atende a população do Paranapanema, Nova Campinas , Proença, Baronesa, Guarani, Jardim Lemos, Vila Lemos, Novo São José, Ouro Branco, Jardim Paraíso, Jardim Paulistano, Jardim Santa Marcelina, São Fernando e São Joaquim.

Dê sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: