Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Editorial

Nesta edição a “Carta” traz duas entrevistas com nossos “mentaleiros” Deivisson Vianna e Sander Albuquerque, que apresentam as novas propostas da saúde mental para atender um dos segmentos populacionais com maior índice de vulnerabilidade: social, individual e institucional. Campinas mais uma vez mostra sua ousadia, se destacando nesta política pública que sofre dramaticamente com a insuficiência de recursos repassados do governo federal, o que explica o fato de pouquíssimos municípios do Brasil terem, o que possa se chamar de fato, de uma rede de atenção à saúde mental. Campinas se diferencia neste campo, graças ao empenho da Secretaria Municipal de Saúde, do Serviço de  Saúde Cândido Ferreira, da comunidade organizada nos Conselhos Locais e Municipal, dos profissionais de saúde e dos usuários. Estes atores sociais, historicamente, somam esforços para desenvolver uma rede que experimenta e implementa, em que pese as dificuldades, todas as propostas da reforma psiquiátrica.

Vivemos um contexto em que o tema da água é de grande relevância para nosso presente e futuro da humanidade. A água limpa, potável é um recurso finito. É uma necessidade hoje, que os trabalhadores responsáveis pela saúde coletiva estejam atentos às informações produzidas pelos nossos técnicos e possam orientar a população em relação à qualidade da água em nosso município. Segundo dados do “Uol, Educação”: “Embora seja uma substância abundante em nosso planeta, especialistas alertam para um possível colapso das reservas de água doce, que vêm se tornando uma raridade em vários países. A quantidade de água no mundo permanece constante, ao passo que a procura aumenta a cada dia e, somada a essa procura tem-se atitudes e comportamentos que vão do desperdício à poluição, resultando numa relação desigual entre natureza e seres humanos – enquanto as reservas de água estão diminuindo, a demanda cresce de forma dramática e em um ritmo insustentável.” Acompanhe a entrevista com Janete e Ivanilda e saiba como a Saúde Ambiental realiza a vigilância e o monitoramento da qualidade da água em Campinas e como as Unidades de Saúde podem se tornar protagonistas nestas ações de saúde coletiva.

Nesta semana, a Secretaria de Saúde realiza duas importantes conquistas: As inaugurações dos novos espaços em que vão funcionar o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Integração (Noroeste) e  o Centro de Saúde do Jardim Campo Belo (Sul). A Secretaria de Saúde, Conselhos Locais e Conselho Municipal de Saúde, cada qual na sua esfera de governabilidade, se esforçam para atender as reivindicações da população, garantindo serviços públicos  acessíveis e de qualidade, em que pese as dificuldades advindas da crise de financiamento federal para ações de saúde dos municípios (falta de regulamentação da Emenda Constitucional 29 ) e do crescimento acelerado da cidade.

Em resposta à 7ª Conferência Municipal de Saúde, que preconizou a transformação dos Módulos em Centros de Saúde, o Município vem paulatinamente realizando estas  substituições.  Nesta semana, a Prefeitura Municipal de Campinas estará entregando duas novas unidades e a “Carta da Saúde” vai estar lá para conferir.

Acompanhe também como foi o Dia “P” no Centro de Saúde Nova América, que funciona de segunda a sexta-feira, mas que excepcionalmente abriu suas portas em um sábado para dar especial atenção à saúde da população e ressaltar uma palavra fundamental para o cotidiano de todo mundo: “Cuidado”, de si e do outro.

Núcleo de Comunicação

Adriane Pianowski

Bete Zuza

Cecília Veiga

Eli Fernandes

Fernanda Borges

Marcos Botelho

Assessoria de Imprensa

Denize Assis

Fátima Solange de Freitas

Marco Aurélio Capitão

Dê sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

Single Post Navigation

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: