Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Programa Cuidando dos Cuidadores reinsere 170 profissionais da Secretaria de Saúde

O sociólogo Wellington, que atua no Cuidando do Cuidador

O Programa Cuidando dos Cuidadores é desenvolvido por técnicos da Área de Desenvolvimento  do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DEGTS) e dos cinco distritos de saúde (Norte, Sul, Noroeste, Sudoeste e Leste). Ao implantar o programa, o DEGTS visa desenvolver ações de prevenção e apoio a reinserção em conjunto com o Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS) e os diferentes níveis de gestão locais e distritais da Secretaria de Saúde de Campinas.

O programa é desenvolvido com foco em dois eixos de atuação, um deles é o da prevenção do adoecimento e desenvolvimento de relações de trabalho mais solidárias. Com base na reflexão sobre a natureza e especificidades do ambiente de trabalho, relações e gestão do trabalho.

O outro eixo é o do apoio à reinserção ao trabalho por meio do acolhimento, escuta qualificada, acompanhamento e avaliação dos servidores em processo de retorno ao trabalho. “O acompanhamento sistemático a esses trabalhadores facilitou e permitiu a permanência desses profissionais em locais de trabalho, diminuindo sensivelmente a reincidência de licenças para tratamento de saúde”, observa o sociólogo Wellington de Almeida, que também atua no Cuidando dos Cuidadores.

Os técnicos do programa vem desenvolvendo atividades e oficinas de sensibilização com os diversos níveis de gestão da Secretaria e com as equipes, abordando a necessidade de apoio e cuidado com os trabalhadores, identificando os riscos de adoecimento nos serviços, desenvolvendo ações de prevenção e apoio aos profissionais do SUS Campinas.

O desenvolvimento deste programa possibilita ampliar a qualidade do atendimento na rede pública municipal de Saúde, pois os profissionais terão melhores condições de atuar para dar atenção à população usuária da saúde pública. “Esta atenção aos trabalhadores é uma das maneiras possíveis da Secretaria promover a atenção cada vez melhor à população”, disse a psicóloga Elizete Maria Boschi Foschini.

Em dois anos a Secretaria conseguiu trazer de volta 170 pessoas que, por algum motivo de saúde relacionado ao trabalho, estavam impedidas de atuar em suas funções.

O programa Cuidando dos Cuidadores planeja ações e metas a serem desenvolvidas para os próximos dois anos. Em conjunto com os Distritos de Saúde os técnicos do Cuidando dos Cuidadores oferece um conjunto de atividades e práticas de promoção à saúde e prevenção às doenças. O cardápio de ofertas para os trabalhadores que queiram participar do  programa estará em breve à disposição no site da  Secretaria de Saúde.

A Área de Desenvolvimento mudou, está atendendo à Av. Aquidabã 505, 2º andar, sala 21. O telefone é 3231 – 0634.

Dê a sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

Single Post Navigation

3 thoughts on “Programa Cuidando dos Cuidadores reinsere 170 profissionais da Secretaria de Saúde

  1. Anésio on said:

    Verdadeiramente bonito. Mas, nós servidores nem sabemos que isso existe. E se não sabemos que existe, não tem resultados práticos. Falem-me sobre quais Unidades de Saúde, vcs ja´desenvolveram um trabalho prático, além do “programa”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: