Carta da Saúde

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Disque Saúde faz um ano e amplia atuação junto à Rede

A euipe do Serviço Disque Saúde - 160 de Campinas

O médico Hélio Faria Merheb Júnior, coordenador do Disque Saúde-160, em entrevista à “Carta da Saúde”, afirmou que o Disque vai ampliar a sua oferta de serviços na Rede. Será feita uma reformulação das agendas, sendo que nas unidades com disponibilidade de Recursos Humanos, 50% do agendamento de consultas médicas poderão ser compartilhados entre a própria unidade e o 160. Os outros 50% do agendamento serão exclusivos da unidade e não terão agendamento feito pelo Disque.

Estas consultas, que ficarão exclusivamente com a unidade, serão para agendamento das urgências, encaixes, retornos etc.

Esta discussão na Rede ocorre às vésperas do aniversário de um ano de criação do 160 que será comemorado no dia 30 de julho. “O Acolhimento continua, a avaliação de risco continua, só que para algumas atividades você pode ter a consulta programada, o retorno programado, e a pessoa pode marcar a consulta da casa dela. Então o usuário do SUS não necessariamente precisa ir até o Centro de Saúde para agendar uma consulta, marcar um retorno, uma avaliação”, disse Hélio. “O Disque Saúde só agenda consultas programadas e de prevenção”, disse.

Unidades da Noroeste, como Balão do Laranja, Ipaussurama, Floresta, Integração e Itajaí. “Começaram a colocar mais vagas no Disque Saúde”, afirmou. Segundo ele, estes Centros de Saúde da Noroeste respondem por 62% do agendamento feito pelo 160.

“O retorno que eles têm nos dado é que a população tem gostado do serviço, têm diminuído o fluxo de pessoas na recepção da unidade, e tanto usuários como trabalhadores acharam que o serviço veio para ajudar”, analisa.

Ele considera que no início do Serviço houve resistência à adesão ao trabalho do Disque Saúde. “Houve uma interpretação de que a unidade iria parar de fazer acolhimento e  só faria atendimento de consulta marcadas pelo 160.  Mas nós ganhamos a confiança das unidades quando perceberam que o Disque Saúde é bom para todo mundo”. Entre os benefícios, ele destaca que houve queda na fila de espera para algumas especialidades, principalmente ginecologia e pediatria. Hoje, grande parte das unidades no sistema têm consulta para daqui a dois dias.

Um outro benefício é que o Disque Saúde faz a confirmação de consultas de Especialidades; estas consultas (como oftalmo, endoscopia, ortopedia etc) são agendadas pelos centros de saúde e 2 a 3 dias antes da data da consulta é feito uma ligação para o usuário, para confirmar se ele está sabendo da consulta, se vai ou se caso desistir por algum motivo, a vaga é devolvida para o Cs para marcar outro paciente no lugar.. Segundo ele, as consultas e procedimentos passaram a ter 90% de presença quando a equipe do 160 consegue ligar e confirmar. Aquelas em que, por algum motivo, não foi possível o contato, a presença ficou em torno de 60% a 70 %.

“Algumas especialidades, como Cardiologia, por exemplo, têm um histórico de faltas em primeiras consultas de  30% . Essa marca nós conseguimos reduzir para 15 a 20% de faltas”, disse. “Gostaríamos de confirmar mais consultas. São cerca de oito mil primeiras consultas de especialidades por semana, na rede. Nós conseguimos confirmar cerca de duas mil. Gostaríamos de confirmar mais, mas não temos pessoal suficiente”, disse.

A ampliação da atuação do 160 junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS), ocorre à medida que avança a informatização da Rede SUS Campinas e a implantação do Sistema de Informação Gerencial Ambulatorial (Siga – Saúde). Trabalhamos para uma redução das faltas em consultas e outros procedimentos e melhor otimização do SUS – CAMPINAS.

“Se 20% das pessoas não comparecem às consultas temos uma perda entre 1.600 a duas mil consultas por semana”, afirma. Para o coordenador do Disque Saúde – 160, a redução destas perdas irá, inclusive diminuir as filas de espera por consultas.

Outro ponto importante de atuação do 160 é na questão da informação em saúde, sobre serviços de saúde e para tirar dúvidas do cidadão, nesta área. Para isso, o serviço conta com as informações do portal da saúde de Campinas, a rede de ajuda da SMS e diretorias, distritos e unidades de saúde, os sites do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde etc.

Dê a sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

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5 thoughts on “Disque Saúde faz um ano e amplia atuação junto à Rede

  1. Pingback: Editorial « Carta da Saúde

  2. Rogéria Misorelli on said:

    DR. Hélio,
    Já estivemos juntos pessoalmente e gostaria de aqui re-afirmar a minha opinião de que são projetos contraditórios. Disque saúde e o trabalho da clinica ampliada, com ofertas que vão para além da cessão da consulta médica na atenção básica
    Não é realizada a gerencia destas vagas ( desejo do usuário X necessidade pactuada entre usuário e profissional, ou seja, se de fato há necessidade de retorno médico. Ele é feito à distância e “compete” com vagas que necessito para os que vão até a unidade. (vagas novas e retornos)
    Meus usuários saem das consultas médicas já com uma filipeta onde os médicos destacam data aproximada para retorno com ele mesmo, ou avalia necessidade de retorno em grupos, avaliação com enfermeira, GO, Odonto.
    Sinto não poder segurar esta roda, mas estarei me esforçando até quando eu puder!
    Abços
    Rogéria
    Coordenadora CS Nova América
    Na minha area poucos os usuários tem telefone fixo, os celulares são “pai de Santo”, só recebem e assim mesmo com muitos desencontros.

  3. Adir Ribeiro on said:

    Excelente materia e parabens pelo trabalhi!

  4. Lia Ruffo on said:

    Parabéns, Dr. Helio

    Toda e qualquer iniciativa para tornar mais fácil e ágil o atendimento médico à população mais carente é digna de admiração e louvores. Que o o sucesso do disque-saúde na região seja um estímulo para a expansão para todo território nacional.

    Lia Ruffo

  5. sarah helena sena da silva e sousa on said:

    Ótima matéria!!!!
    Trabalho no disque saude, e sinceramente depois de passar pela experiência de trabalhar em pelo menos 5 centrais de atendimento em campinas, devo compartilhar com todos o sucesso do disque saude. Um grupo muito sério no qual os erros sao mínimos, o tempo de atendimento muito bom e pouco existe a necessidade do paciente passar horas escutando aquela música ridícula.A atenção de todos os funcionários com o desempenho da função é explêndida.
    Muitas vezes me perguntei como uma central de atendimento pode ser tão eficiente, e decobri que essa eficiência se da graças ao maravilhoso trabalho de nossa supervisora Elizabeth, das enfermeiras Olga e Fernanda, que estão durante todo o tempo prontas para solucionar todas as dificuldades existentes, a Rafaela, apoio dos operadores que sempre tira nossas dúvidas com seu amplo conhecimento na área, além do Dr Helio que esta sempre presente nos auxiliando, característica extinta nas pessoas que ocupam um cargo nesse nível hierárquico.
    Parabéns á todos membros desse grupo incrível e principalmente á IMA que acredita em seus funcionário nos disponibilizando uma qualidade de vida acima da media daquela “qualidade” que as outras empresas oferecem.
    Pretendo continuar nesse grupo servindo a populaçao do municipio de Campinas, pois é para esses povo merecedor dessa atenção que desenvolvemos esse Trabalho.

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