Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Programa de Aids e Comunidades estimulam prevenção ao HIV e DSTs

Do lado de dentro da barraca, a psicóloga Ana Cristina

Em parceria com as Comunidades Tradicionais de Terreiros na Saúde e o Ponto de Cultura Comunidade Jongo Dito Ribeiro, o Núcleo de Educação e Comunicação Social (Necs) do Programa Municipal de DST/Aids realizou ações de incentivo à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e Aids no Sétimo Arraial Afro Julino do Jongo Dito Ribeiro.

O trabalho foi desenvolvido no dia 10 de julho, na Casa de Cultura Fazenda Roseira, região Noroeste, das 12 horas do sábado até as 6 horas do domingo. O público que participou pagou a entrada com a doação de um quilo de alimento. É uma festa que nos últimos anos conseguiu reunir diversos grupos de danças populares, pontos de cultura, grupos musicais de percussão, hip hop, entre outros.

“Nossa ação de prevenção partiu da idéia de entrar no clima da festa, que abrange um publico de todas as idades, mas que concentra um maior número de jovens e pessoas idosas, principalmente por levar em conta a relação entre gerações, com o intuito de manter a tradição desta cultura popular”, disse a psicóloga Ana Cristina Vangrelino, que atua no Núcleo de Educação e Comunicação Social (Necs) do Programa.

Segundo ela, o Programa de DST/Aids, junto às Comunidades Tradicionais de Terreiros na Saúde, montou uma barraca onde foi ofertado material educativo, camisinhas e os interessados puderam participar de um bate-papo para tirar dúvidas sobre o uso do insumo. Além disso, foi realizada a demonstração do uso da camisinha feminina, que está disponível no SUS apenas para populações consideradas mais vulneráveis, e no mercado é encontrada por R$ 15.

Ana Cristina também conta como a equipe buscou, sem invadir a privacidade das pessoas, estimular o uso correto e freqüente do preservativo: “Teve o correio elegante picante, distribuído durante a festa por nossa parceira, Claudia Vanessa de Matamba, vestida de afro-julina. Contamos ainda com presença do Camisildo (mascote das ações de estímulo ao uso do preservativo), que é sempre muito atrativo e divertido para crianças e adultos”.

Dê sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

Single Post Navigation

4 thoughts on “Programa de Aids e Comunidades estimulam prevenção ao HIV e DSTs

  1. Pingback: Editorial « Carta da Saúde

    • parabens a todos ativistas deste movimento motumba a todo meu povo do santo e que Ogun e os guerreiros estejam sempre com voces um forte abraço ogun toby airton bertioga

  2. Gabriela Campos on said:

    Bom pode até parecer suspeito por estar atuamdo grandiosa amiga, mas não me furtarei de elogiar tal trabalho porque vai aonde o povo está, já nos ensinaram admiráveis sujeitos, respeita e agrega aos contextos das pessoas, com afeto, saberes e trocas.

    Quanta dignidade na intervenção de saúde colaborando com a prevenção de adoecimentos.

    Parabéns e esse modo de fazer ensina a todos nós ainda muito interpeladores das vidas e escolhas do outro.

    beijos
    Por um mundo mais livre!
    Gabi

  3. Gabriela Campos on said:

    confirmo…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: