Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

SUS Campinas realiza acolhimento aos novos trabalhadores aprovados em concurso público

 

Centro de Saúde Faria Lima organiza etapa de acolhimento dos novos profissionais do SUS Campinas; durante a recepção os trabalhadores apresentaram todas as áreas do serviço terminando com um momento de convivência

Desde o início do ano a Rede SUS Campinas recebe em suas diferentes unidades os trabalhadores aprovados em concurso público para atuar na rede pública municipal. Para o ingresso destes trabalhadores, a Secretaria da Saúde preparou um processo que inclui uma etapa realizada no Centro de Educação dos Trabalhadores em Saúde (Cets), onde busca-se preparar os trabalhadores para a realidade do cotidiano de trabalho. Confira entrevista com a enfermeira sanitarista Alóide Ladeia, coordenadora do Cets, e uma das profissionais que ministram a aula:

 O que é o processo de Acolhimento dos novos trabalhadores no SUS Campinas?

O acolhimento dos novos faz parte de um processo que na Secretaria da Saúde, na área de Recursos Humanos, se chama Ingresso Qualificado. Neste processo existem várias etapas, o próprio concurso público, o processo de seleção com todos os critérios que são utilizados, entrevistas, enfim, vários momentos. Em seguida tem a tomada de posse, quando o trabalhador  chega e vai escolher a vaga. A última etapa antes dele começar o trabalho é o acolhimento. Isso não é uma novidade. Na década de 90, nos últimos anos da década de 90, para o Cets já era uma prática corrente. Ficou meio afastado por um tempo e agora nós estamos resgatando, mas com uma roupagem atualizada.  A equipe do Cets, em 2006, se debruçou para construir um Guia de Acolhimento que situaria o trabalhador no processo de trabalho. Então, quais são as etapas e as atividades que são imprescindíveis que ele conheça antes de começar o trabalho? É para o profissional não ficar perdido, não cometer equívocos, porque Campinas tem um serviço público como outros municípios  mas a cidade tem suas particularidades, e nesse processo de acolhimento a gente trabalha isso. É um encontro com os novos trabalhadores em que a gente pode discutir como se constituem as atividades e como é o processo de trabalho por categoria. Para cada categoria profissional e diferentes níveis, (nível superior e médio), a gente enfoca as informações necessárias ao seu trabalho.

Qual a expectativa com relação a estes profissionais que assumem suas vagas na Rede SUS Campinas?

Quando eu disse que pensamos em uma nova roupagem, implica na construção do Guia que também é produto do trabalho dos distritos, da rede SUS Campinas, um conteúdo produzido com um olhar que tem um propósito. Neste caso é que, se o trabalhador entra, sabendo um pouco melhor como é o SUS Campinas, com quais os pressupostos que a gente trabalha, as questões que a gente não pode abrir mão, que trabalhamos com o conceito de universalidade, que o trabalhador tem que pensar no indivíduo que deve ser atendido de forma integral, tem que acolher de forma adequada, tem que ter escuta, tem que criar vínculo, entendendo que tudo isso são pressupostos do SUS Campinas. Então, a expectativa é que ele entre sabendo que estes são pontos que a gente honra, que a gente tem como muito dignos do trabalho em saúde, e que eles se insiram nesse contexto, que aceitem a proposta de levar os mesmos ao trabalho deles, aos usuários que são atendidos, tendo como pressupostos estes conteúdos que nós estamos discutindo nesses dias de acolhimento.

Outro conteúdo que nós estamos incluindo neste processo é o prontuário. O prontuário de saúde é uma ferramenta imprescindível , de direito do cidadão, mas também é um instrumento de comunicação entre a equipe, então nós estamos dando prioridade a isso. Tem um caso que a gente discute, e é muito interessante porque eu acompanhei a primeira turma, e os comentários recaem sobre um caso com prontuário que traz informações equivocadas, cheio de ausências, de omissões.  Aqui em Campinas a gente não quer um assim. A gente quer um prontuário que denote todas as informações que são consideradas valiosas, que demostre que os profissionais têm vínculo, que demostre que o acesso foi garantido, e que possibilite a conversa com a equipe, para que, lendo o prontuário, fique claro quem está atendendo o paciente, o que o outro estava priorizando. É um elo entre a equipe para pensar no processo de atenção dos usuários. Então a gente espera que o novo trabalhador entre de forma adequada, e que ele se fixe, que se interesse em trabalhar no SUS Campinas. No final das turmas a gente faz um convite aos novos profissionais que vão atuar na rede, para que venham construir o SUS Campinas, uma construção que é processual. A cada dia nós vamos construindo e reconstruindo. 

Dê sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

Single Post Navigation

2 thoughts on “SUS Campinas realiza acolhimento aos novos trabalhadores aprovados em concurso público

  1. Que legal, colegas!! Estamos de parabéns!! Bjim da Nayara.

  2. Bem vind@s nov@s colegas!! E parabéns a tod@s @s envolvidos nessa iniciativa. Um forte abraço da Nayara.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: