Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Novo Protocolo para hormonioterapia será lançado pela Secretaria de Saúde de Campinas

A Câmara técnica da Saúde do Adulto reuniu trabalhadores e gestores dos cinco distritos de saúde e outros serviços, na manhã de terça-feira, 5 de julho, para discutir a implantação do protocolo de hormonioterapia voltado para a população de travestis e transexuais.

Ao final da reunião a médica, Jane Márcia de Moura Emídio Dias, coordenadora da Área da Saúde do Adulto da Secretaria Municipal da Saúde, concedeu entrevista à Carta da Saúde:

Qual a importância desta discussão sobre hormonioterapia na Rede Pública de Campinas?

 É uma discussão pertinente porque há muito tempo nós temos travestis e transexuais utilizando hormônio, de maneira, às vezes, inadequada e colocando em risco sua própria saúde e sem nenhum acompanhamento médico. Hoje já existe uma resolução do Conselho Regional de Medicina (CRM) e também uma resolução da Coordenadoria de atenção a este público, em São Paulo, que prevê e legaliza a realização da hormonioterapia.

 Com a adoção deste protocolo nós poderemos, quando  acolhermos as travestis e transexuais, pedir os exames necessários. É para a rede ter uma rotina de trabalho, de normalidade no acompanhamento dessas pacientes, dessas usuárias. O que a Saúde precisa é adotar a hormonioterapia de forma mais sistemática e, na questão assistencial, com uma abordagem de integralidade das ações para este público.

Esta orientação já está prevista em documentos da Política Nacional construída para este público. E   aqui em Campinas vamos adotar um protocolo para ser seguido pelos profissionais da rede. O objetivo é que as pessoas se apropriem dele, que não tenham medo de realizar o tratamento, inclusive porque têm respaldo legal do Conselho Regional de Medicina.  É preciso também começar a aprender lidar com os efeitos colaterais que possam vir e que as próprias usuárias também tenham o conhecimento. Enfim, o grande objetivo é que definitivamente elas possam fazer parte dos nossos Centros de Saúde, como usuárias, como o público em geral é. Essa importância é a de um passo a mais que Campinas dá na sua humanização, no acolhimento deste público que hoje ainda é marginalizado, apesar das conquistas que já tiveram, porém ainda continua sendo uma questão tratada de uma forma muito amadora.

O que foi decidido nesta reunião de trabalho?

Hoje, nós definimos que o protocolo tem alguns pontos a serem revisados, principalmente na questão dos exames complementares, na rotina de trabalho, na periodicidade desses exames e as drogas, as substâncias que nós vamos utilizar, as que nós temos na rede, e as que nós poderemos precisar, dependendo do critério que o médico usar e da própria paciente. Foi definido que após o dia 6 de agosto fecharemos esta questão e teremos um protocolo que será encaminhado para o nosso Secretário de Saúde, para finalizar e sair uma resolução da nossa Secretaria da Saúde, normatizando o protocolo para que ele possa entrar em uso.

Dê sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

Single Post Navigation

2 thoughts on “Novo Protocolo para hormonioterapia será lançado pela Secretaria de Saúde de Campinas

  1. Alóide Ladeia Guimarães on said:

    A respeito dessa notícia, gostaria de ressaltar que paceu-me que o protocolo é uma ação inédita na secretaria de saúde de Campinas, o que não é verdadeiro. Dese 2004 temos um protocolo nesta área, elaborado de froma coletiva, com representação das entidades (PROTOCOLO PARA REDUÇÃO DE DANOS NO USO DE SILICONE INDUSTRIAL E HORMONIOTERAPIA NA POPULAÇÃO DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS. Em 2006, este protocolo foi revisado, também de forma coletiva e desta edição o CETS participou de todo o processo, inclusive da realização de capacitação das equipes dos serviços que forma definidos como prioritários na ocasião.
    Assim sendo, não estamos diante de uma ação inédita, mas de uma revisão e do que já foi pensado e documentado anteriormente.

    Atenciosamente,

    Alóide Ladeia Guimarães
    Coordenação CETs

  2. Jane Dias on said:

    Parabéns pessoal!
    Eli, ficou muito boa a entrevista!
    Obrigada pela oportunidade!
    Sucesso,
    Jane

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: