Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Reabilitação propõe projeto Pé de Risco à Câmara Técnica da Saúde do Adulto

O Centro de Referência em Reabilitação (CRR) da Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura da Campinas apresentou à Câmara Técnica da Saúde do Adulto, na manhã de terça-feira, dia 6 de junho de 2010, o projeto “Pé de Risco”, de prevenção às amputações realizadas em pacientes que vivem com diabetes ou agravos de ordem cardiovascular. Para se ter idéia de quantidade, em um só ano foram realizas 96 amputações no Hospital da Pucc e 64 no Mário Gatti.

A necessidade de atuar na prevenção às complicações que levam à amputação está relacionada ao aumento da incidência do diabetes. De acordo com os dados apresentados pelo CRR à Câmara Técnica da Saúde do Adulto, por volta de 15% dos pacientes com diabetes desenvolvem úlceras plantares, o que demanda a implementação de estratégias profiláticas e terapêuticas para esta clientela.

A enfermeira do CRR Maria Emília Lima da Silveira explicou que, além das pessoas que vivem com diabetes, o projeto também contempla o atendimento aos pacientes acometidos pela hanseníase e com outras neurovasculopatias. Segundo ela, é estimada uma redução de 49% a 85% das taxas de amputação. Para isto, o projeto propõe promoção da educação continuada e assistência para pacientes de pé de risco e a capacitação dos profissionais envolvidos no atendimento multidisciplinar.

O CRR informou que em 2009 foram entregues calçados terapêuticos 47 entregas. Segundo o serviço, 64% para pacientes com diabetes e com comprometimentos vasculares. Também foram realizadas no ano passado 108 entregas de próteses, das quais 60% foram para pacientes com diabetes comprometimentos vasculares. De acordo com o Ministério da Saúde, 70% das amputações de 2009 foram decorrentes das complicações do diabetes, num total de 55 mil amputações.

O projeto Pé de Risco prevê a articulação de assistentes sociais, médicos, fisioterapeutas e enfermeiros. A operacionalização deste trabalho deve ser realizada através da Atenção Básica, por meio da educação específica e voltada para o auto cuidado, realização do exame do pé e a categorização de risco.  Também é necessário envolver parcerias na construção e execução do projeto com hospitais públicos, Especialidades, Distritos e Centros de Saúde.

Expectativa é de implantação do projeto na Rede SUS Campinas

Confira entrevista com enfermeira Maria Emília Lima da Silveira, que apresentou terça-feira o projeto Pé de Risco, do Centro de Referência em Reabilitação, à Câmara Técnica da Saúde do Adulto, em reunião de trabalho realizada no Centro de Educação dos Trabalhadores em Saúde.

O que é o projeto Pé de Risco?

O projeto pé de risco é um projeto que visa prevenir uma das grandes complicações do diabetes, que é a amputação de um membro.

Qual é a importância deste projeto?

A importância deste projeto é que ele visa diminuir essas amputações … Tem um dado que, no ano de 2009 70% das amputações ocorridas no Brasil foram por conta das complicações do diabetes, uma doença que é controlável, possível de se prevenir, e isto acaba gerando mais gastos, uma perda do membro, psicologicamente para o paciente, é uma situação bem complicada, bem ruim.

Qual é a sua expectativa?

A nossa expectativa, como profissional integrante do Centro de Referência em Reabilitação é que o projeto venha, de fato, ser implantado no município de Campinas e isso ajuda a reduzir as complicações dos pacientes com diabetes.

Dê sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

Single Post Navigation

One thought on “Reabilitação propõe projeto Pé de Risco à Câmara Técnica da Saúde do Adulto

  1. M. Luiza-reabilitação on said:

    Quero parabenizar a equipe do CRR,que com muita seriedade e afinco,vem trabalhando desde 2007 na concepção deste projeto!
    Parabéns meus caros amigos!Valeu toda dedicação e esforço!
    Maria Luiza Ardinghi Brollo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: