Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Campinas prepara plano municipal de enfrentamento da dengue no período interepidêmico

Profissionais de diferentes serviços da Secretaria da Saúde de Campinas em reunião do grupo de trabalho para enfrentamento à dengue no período interepidêmico

Profissionais da Secretaria de Saúde em reunião do grupo de trabalho para enfrentamento da dengue em seu período interepidêmico

A Secretaria de Saúde prepara o lançamento de um plano para o enfrentamento da dengue no segundo semestre de 2010. O objetivo é trabalhar as medidas a serem tomadas no período interepidêmico. A elaboração do plano é realizada simultaneamente às ações diárias de controle que já são desenvolvidas em todas as regiões de Campinas.

Para elaborar o plano, a Secretaria realizou reunião de trabalho na tarde de 24 de junho, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Vila Boa Vista, com presença de profissionais da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Visas Distritais, Assessoria de Imprensa, Núcleo de Comunicação, entre outros serviços.

Na ocasião foi definido com os profissionais que deve ser indicado um técnico do Controle de Zoonoses para ser referência de cada região sanitária de Campinas.  Até o final de julho devem ser realizadas ações conjuntas, entre as Visas e os técnicos do CCZ, para aprendizado em serviço das atividades de autoridade sanitária. Estas atividades serão demandadas para a megaoperação de pontos de risco que será realizada em agosto.

Também na reunião de Planejamento para o segundo semestre, foi decida a atualização do mapa de risco, com base nos dados entomo-epidemiológicos mais recentes, imediatamente após divulgação do Índice Breteau (IB) de densidade larvária, ou seja, de infestação do mosquito.

Este planejamento dos pontos de risco inclui atenção aos considerados pontos de alto risco, como empresas e demais instituições onde concentram-se grandes quantidades de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti.  De acordo com a Secretaria, estes locais já são focos das ações de controle da dengue, mas receberão de forma mais sistemática ações que podem desencadear multas.

Na reunião, foi reafirmado que, com o inverno e a redução da ocorrência de chuvas, deve ser estimulada a eliminação dos potenciais criadouros do aedes aegypti em locais cujo acúmulo de água é provocado por ações humanas como as caixas d´água,  que devem ser mantidas limpas e vedadas para que a “mosquita” não deposite ali seus ovos. A eliminação destes criadouros evita a proliferação e infestação do mosquito que transmite a dengue.

Dê sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

Single Post Navigation

One thought on “Campinas prepara plano municipal de enfrentamento da dengue no período interepidêmico

  1. Pingback: Notícias do SUS Campinas – Edição 1 – Carta da Saúde « Carta da Saúde

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: