Carta da Saúde

Notícias do SUS Campinas

Redução de Danos: Caps AD, Taba e CR DST/Aids realizam workshop “reeduca”

Trabalhadora do SUS dá orientação

O Centro de Apoio Psicossocial (Caps) de Álcool e Drogas (AD) “Reviver”, na Leste, realizou dia 20, o workshop Reeduca, para 40 usuários do Serviço, quatro estagiários de Psicologia e dez profissionais da unidade. No total foram 54 participantes. Este modelo de trabalho, pela primeira vez, é realizado pelo Caps AD Reviver.

A equipe Redução de Danos do Caps AD Reviver organizou este workshop com o tema “Seja Louco por você”. O objetivo é fomentar, ampliar e aproximar os usuários ao serviço e aos tratamentos. A equipe Redução de Danos, em reunião, definiu temas que serviram como pontos de partida para a reflexão.

O trabalho foi realizado em parceria com a organização não governamental (ong) Taba – Espaço de Convivência, o Centro de Referência do Programa de DST e  Aids e a equipe de Enfermagem do Caps AD Reviver. Os participantes do workshop abordaram temas relacionados às sexualidades, doenças sexualmente transmissíveis, HIV e aids, redução de danos e à “saúde do corpo”. Os responsáveis foram Luma Montenegro, Paulo Roberto e Flávia Carla (Redução de Danos).

Entre os temas abordados, “Higiene e Saúde”, para tratar da higiene pessoal e como cuidar do corpo forma saudável. A discussão foi conduzida pela Equipe de Enfermagem do Caps AD Reviver. Sobre DSTs e Aids foram tratadas principalmente questões ligadas à prevenção e a disponibilização de insumos. A ong Taba – Espaço de Vivencia e Convivência do Adolescente e o Centro de Referência de DST e Aids coordenaram esta  parte da reunião de trabalho.

Sob responsabilidade do Núcleo de Redução de Danos do Centro de Referência de DST e Aids, o tema mais específico “Redução de Danos”  foi estabelecido na perspectiva de como atuar no campo da prevenção, quais são os insumos distribuídos e qual a proposta do serviço de saúde. Também foram oferecidas dicas de saúde e informações sobre o uso de substâncias

O assunto “Sexualidades”, para falar sobre o que é orientação sexual, o direito de escolha do outro, preconceitos, estigmas e como caminhar para a diminuição da discriminação, ficou sob responsabilidade da Taba – Espaço de vivencia e convivência do adolescente.

Segundo a equipe, o evento “foi pensado em um espaço em que é promovida a discussão e reflexão de assuntos que permeiam os cuidados relacionados à saúde, visando articular com os profissionais e pacientes do serviço aproximações e parcerias que possam contribuir para além da vulnerabilidade de álcool e drogas”.

O Caps AD Reviver considera que obteve diversos resultados com a realização do workshop. Entre eles, a aproximação dos pacientes com o serviço e o tratamento, a disponibilização de insumos referentes aos assuntos abordadas, encaminhamentos para diagnóstico e a disponibilização de kits de higiene bucal. O Caps AD Reviver considera ainda que o workshop tornou possível vivenciar parcerias com as instituições sociais e Rede de Saúde.

Carta da Saúde – O que é o Programa de Redução de Danos?

Paulo Roberto: É uma política de atenção às pessoas que usam drogas, com a proposta de acessar esta população que muitas vezes não consegue chegar aos serviços de saúde, fomentando a reflexão sobre este uso e outros cuidados com sua saúde, sem necessariamente oferecer tratamento ou exigir abstinência, respeitando suas possibilidades e escolhas.

Carta – Como os serviços do SUS Campinas podem participar do Programa de Redução de Danos?

Luma Montenegro: Somos SUS também. Sendo assim é importante que essa aproximação com os demais serviços venha aumentar as possibilidades de construir uma Rede de Atenção ao uso de drogas dentro da ótica da Redução de Danos. Algumas ações já têm sido pensadas e realizadas. Como por exemplo, parcerias com os centros de saúde, para pensar na atenção e estratégias de atuação à essa população que usa drogas em seu território. Além disso, oferecer matriciamento aos serviços de saúde para facilitar que esses também executem ações e cuidados à saúde dessa população na ótica da Redução de Danos, que é diretriz do Ministério da Saúde. Também tem sido possível construir uma equidade aos encaminhamentos desta população aos serviços de saúde.

Carta – Quais os impactos esperados com o desenvolvimento destas ações?

 Flávia Carla: Esperamos oferecer uma forma de abordagem e atenção ao uso de drogas, buscando vínculo com estas pessoas, especialmente as que não estão inseridas dentro dos serviços de saúde. Desejamos auxiliar na implementação e fortalecimento da Política de Redução de Danos dentro da Rede de Saúde e outras instituições. Trabalhamos na busca de autonomia do usuário, partindo da reflexão e sensibilização de cuidado relacionado à sua saúde, além da aproximação com os demais equipamentos da Rede SUS Campinas. Queremos obter dados do trabalho de campo junto ao usuário, em sua comunidade. Estes dados permitem qualificar as ações junto às pessoas que usam drogas.

Dê a sua opinião: comunica.smscampinas@gmail.com

 

Single Post Navigation

7 pensamentos em “Redução de Danos: Caps AD, Taba e CR DST/Aids realizam workshop “reeduca”

  1. paulo Roberto em disse:

    Galera que massa o blog, bacana fortalecer as realizaçoes de atividades como esta, estamos cada vez mais caminhando na atençao e cuidados a saude…

  2. Parabéns pelo bom trabalho, colegas!!

  3. muito bom!

  4. Parabéns,se esse trabalho continuar quem ganha é a humanidade…

  5. luma montenegro em disse:

    fico muito feliz pelo trabalho realizado pela equipe reeduca,e os demais profissionais q participaram do evento.agradeço tambem os elogios.

  6. Fabiana Mancilha em disse:

    Gentem!!!! Vc são 10!!!! Bjs.Fabi

  7. Fabiana Mancilha em disse:

    Gentem!!!Vc são 10!!! Parabens.Fabi

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: